Feriado da Páscoa em SP: há alertas para chuvas fortes, raios e riscos de deslizamentos
O Estado de São Paulo terá período de chuvas intensas, principalmente na região leste, a partir desta sexta-feira (7) e deverá permanecer até segunda-feira (10). O alerta é da Defesa Civil e outros órgãos de monitoramentos.
Órgãos como o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e Cenad (Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres), chamam a atenção para as condições de chuvas fortes e contínuas, acompanhadas de descargas elétricas e fortes rajadas de vento.
“As condições climáticas são propícias para desabamentos, desmoronamentos, deslizamentos, inundações, alagamentos, enxurradas e raios. Destaque e atenção ficam voltados para Baixada Santista, Itapeva, Vale do Paraíba, Vale do Ribeira, Serra da Mantiqueira e litoral norte, onde haverá chuva forte e continua. Na capital, Região Metropolitana, Sorocaba e Campinas a previsão é de chuva moderada“, informam as instituições, em comunicado publicado pela Agência Brasil.
Segundo a Agência, a recomendação para os moradores das cidades citadas, é que fiquem atentos a qualquer sinal de perigo. Especialmente as pessoas que moram em área de risco. “Devem ficar atentos aos sinais de movimentação do solo, como postes e árvores inclinadas, rachaduras nas paredes e portas e janelas emperradas. Diante desses sinais deve-se sair imediatamente do local e acionar a Defesa Civil pelo número 199“. Também orientam a não atravessar áreas inundadas.
Em virtude do que aconteceu no carnaval, turistas que seguirem para o litoral e moradores locais, devem ter atenção redobrada pede a Defesa Civil. A entidade disponibiliza dicas sobre o que fazer em casos de emergências. As informações estão no aplicativo Alerta SP (disponível para Android e IOS) e também no site, além de mensagens enviadas pelo SMS 40199. Basta enviar uma mensagem com o CEP da localidade.