Reabertura do Cine Cachoeirano e sua importância para a população
*Por: Camila da Silva de Souza (Estagiária)
Com a entrada gratuita e localizado na Praça 25 de Junho, na cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, o Cine Theatro Cachoeirano volta a funcionar. As programações estavam paradas desde novembro de 2022 e somente no último dia 6 de março, na comemoração especial aos 186 anos do município, o espaço reiniciou suas atividades.
Foi anunciado nas redes sociais da entidade (@cinetheatro), que a programação dos filmes já está em cartaz. Por lá, você descobre também com aproveitar a inclusão e diversidade desse projeto.
O cine que desde 1937 é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), havia sido desativado há 29 anos. Porém, após ampla reforma teve sua reabertura em 2014. O custo das obras foi orçado em R$ 6 milhões, segundo o g1.

Formado em museologia, Jomar Lima que é coordenador executivo da fundação Hansen Bahia e coordenador geral da Flica (Festa Literária Internacional de Cachoeira), relembra seus tempos de adolescência no cine theatro e relata sempre “ter frequentado, encarando como espaço de relevância na cultura“.
Já para a professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Helen Campos, “o espaço traz narrativas do mundo todo, mas ao mesmo tempo privilegia produções do Recôncavo Baiano, na Bahia e no Nordeste, com o intuito de construir novos imaginários, sendo fundamental para o lúdico, prazer e criação de novas ideias, como lugar de reconstruir narrativas, além de ser histórico com produções antigas e ao mesmo tempo contemporâneas“.
*Camila da Silva de Souza é estudante de jornalismo, cursando o segundo semestre pela UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – campus Cachoeira). Em colaboração para o Acesse News.