Imagens forjadas tecnologicamente, causaram alvoroço em redes sociais e foram amplamente publicadas pela imprensa neste fim de semana. São fotos do Papa Francisco usando um casaco puffer. Porém, o fato não é real, mas sim, fotografias feitas através de IA (Inteligência Artificial), como forma de promover o novo sistema de internet que vem ganhando força mundo afora.
Segundo as informações, a tecnologia usada para criar a jaqueta branca estilosa do Pontífice, é chamada de “inteligência artificial generativa” (geradora de novos conteúdos), ou seja, a tal da ChatGPT.
“A inteligência artificial tornou-se comum na vida cotidiana nos últimos anos. São sistemas de reconhecimento facial, ferramentas capazes de escrever, como a nova e poderosa ChatGPT, que se tornou viral recentemente com a capacidade de escrever redações muito boas em segundos, entre outras plataformas. – IA é resumidamente a capacidade de ferramentas, máquinas, robôs, sistemas e afins de executar tarefas complexas associadas a seres inteligentes“, destaca publicação da CNN Brasil.
No caso específico do look do Papa, a imagem foi criada pela versão mais atualizada do GPT (motor do ChatGPT), conforme noticiou a Folha de São Paulo. Alguns nomes que se destacam nessa área são a Dall-e, Stable Diffusion e Midjuorney. “A imagem do Papa foi publicada na comunidade oficial deste último, dentro do fórum online Reddit, na sexta-feira (24)”, diz a postagem.
