Dados revelados nesta terça-feira (7), pela SDE (Secretaria de Desenvolvimento Econômico) é que o Estado da Bahia comemora os números positivos do empreendedorismo feminino. As informações foram divulgadas para celebrar o 8 de março, dia consagrado as mulheres.
A Receita Federal estima que cerca de 45% dos MEIs (Microempreendedores Individuais) baianos, são formados por mulheres. A própria Secretaria afirma contribuir para o desenvolvimento dos pequenos negócios, através do SAE (Serviço de Atendimento ao Empreendedor).
Segundo nota à imprensa, de janeiro a dezembro do ano passado, foram registrados quase 12 mil atendimentos aos MEIs. “Importante frisar que 46% dos atendimentos foram de mulheres“, diz publicação. O SAE é uma parceria do governo do Estado, através da SDE e conta com o Sebrae.
Para o secretário Ângelo Almeida, “o perfil dos empreendedores vem mudando a cada ano, em função do fortalecimento e ações que promovem o empoderamento das mulheres. Muitas já proviam o sustento das suas casas, mas desconheciam seus direitos e a importância da formalização. Ressaltamos que em 2022, a Bahia ocupou o 1º lugar no ranking do Nordeste e sexto na classificação nacional no número de MEIs e esse número não teria sido alcançado sem a contribuição do público feminino, que fortalece e coopera com o segmento“.
Naiara Nascimento dos Santos, varejista do setor de aromas, cosméticos e perfumaria, entende que a região do Baixo Sul tem vocação para o empreendedorismo. Moradora da cidade de Valença, ela desse que desde muito cedo, já vendia trufas e bolos de pote na escola para ajudar na renda da família.
“Hoje em dia continuo a empreender pelo prazer de estar em conexão com as pessoas e por me sentir pertencente a esse lugar de empreendedora. O empreendedorismo nunca será fácil nem tranquilo. Há quatro meses, estou com um novo projeto: a abertura da minha loja virtual Nassan Aromas, que é muito mais que uma loja de aromas, é a concretização de um sonho de levar o bem-estar para as pessoas. Sinto-me motivada a continuar porque sei que em qualquer empreendimento tem desafios, e um dos grandes diferenciais de uma empresa é encarar e fazer o que tiver ao alcance para superar“, disse Naiara.
Onde encontrar os serviço

Imagem/Reprodução Ilustrativa
O SAE oferece serviços que vão desde a orientação, até a formalização de novos empreendimentos. O atendimento por lá são presencial e virtual. Segundo as informações, atualmente existem 25 unidades em funcionamento nas dependências dos SACs, na capital e interior.
Para informações sobre horários de funcionamento das unidades, basta acessar o site do SAC digital, clicando aqui. O atendimento é agendado.
Em Salvador, por exemplo, existem unidades dos SACs no Comércio, Cajazeiras e nos Shoppings da Bahia, Salvador Shopping, Barra e Bela Vista. Na Região Metropolitana, estão em Camaçari, Simões Filho. Também constam 17 pontos espalhadas pelos municipais de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Irecê, Itabuna, Itaberaba, Itapetinga, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Santo Antônio de Jesus, Senhor do Bonfim, Teixeira de Feitas, Valença, Vitória da Conquista. Outros três estão em fase final de implantação em Barreiras e Eunápolis.