Em Cruz das Almas moradores reivindicam pavimentação de rua; bebê foi parar em hospital, disse um pai
Uma rua que vem se notabilizando pelo ganho de novas residências nos últimos anos, é a 2ª Travessa da Embrapa, no bairro Chapadinha, em Cruz das Almas, no Recôncavo Baiano. O local também é a principal via que liga a sede do município, até a localidade rural da Tapera.
Porém, moradores vêm sofrendo por conta de ações que envolvem a natureza e o homem: quando chove, poças d’água e lama atrapalham seus trajetos. Quando faz sol, a poeira causada pelo fluxo de carros e motos, invadem suas casas, sujando os móveis e prejudicando a saúde, principalmente das crianças.
“No período de sol, a gente sofre muito com a poeira, [esses dias] não foi uma simples poeira, foi um tsunami de poeira, [a Embasa está realizando obra no local] eles escavaram a terra e com o fluxo de veículos, a poeira invadiu pra cima das casas da gente e eu com uma bebezinha em casa, ela foi parar no hospital…”, relatou ao Acesse News, o comerciante Rogério José.
Por conta de situações como essa, as pessoas que residem por lá, reivindicam a pavimentação do local. Uma mãe também disse passar sufoco com seu recém-nascido de dois meses. “Meu quarto é aqui na frente, não posso nem abrir a janela. Ele fica sufocado“, desabafou.
Além da rua principal, as transversais do entorno, também passam pelos mesmos problemas. “Hoje [ontem] passaram a máquina aqui“, informou outro morador.

O bairro que continua crescendo, tem a maior parte de suas ruas pavimentadas com paralelepípedo. No entanto, os trechos visitados pela reportagem do AN, ainda não foram atendidos pelo poder público municipal.
Há relatos entre os moradores, de que há alguns anos já existe um projeto para o melhoramento da rua. “Já ouvi falar, mas autoridade nenhuma nunca expôs para o pessoal aqui da comunidade, quanto a execução da pavimentação dessa rua“, comentou Rogério.