O conglomerado americano de tecnologia Meta, decidiu reativar as contas do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump no Facebook e Instagram, suspensas há mais de dois anos depois do ataque ao Capitólio. A decisão foi anunciada nesta quarta-feira (25).
“Nossa avaliação é que o risco [para a segurança pública] diminuiu suficientemente”, disse Nick Clegg, presidente de Assuntos Globais da Meta, em uma postagem. E acrescentou: “como tal, restabeleceremos as contas do Sr. Trump no Facebook e Instagram nas próximas semanas. No entanto, estamos fazendo isso com novas grades de proteção para determinar reincidências“.
A informação foi publicada na última quarta-feira, pelo portal CNN Brasil. Com isso, Trump volta a ganhar a força das redes sociais, mirando seu retorno à disputa pela Casa Branca nas próximas eleições dos EUA, no ano que vem.
O ex-presidente estadunidense também estava com sua conta bloqueada no Twitter. Nesse caso, desde novembro quando o bilionário Elon Musk adqueriu a rede social, o acesso foi liberado. Porém Trump ainda não voltou a utilizá-la. Segundo o portal, atualmente ele conta com ‘sua própria plataforma de mídia social, a Truth Social‘.
Mas de acordo a CNN, uma fonte a informou de que os organizadores da campanha de Trump haviam enviado uma carta à Meta, no início deste mês pedindo o desbloqueio da conta no Facebook. “Não ficou imediatamente claro se Trump aproveitará a oportunidade para retornar às plataformas Meta. Os representantes não responderam imediatamente a um pedido de comentário“, destacou.