Matrícula online na Bahia: escolas são disponibilizadas para receber e auxiliar pessoas que têm dificuldades com a internet
						Estudantes que desejam ingressar na rede estadual de ensino, ou ser transferido de unidade escolar, para o ano letivo de 2023, já podem realizar a matrícula on-line, que teve início nesta segunda-feira (16) e vai até o próximo dia 24 deste mês. Para isso, basta acessar o Portal da Educação e seguir as orientações do próprio sistema. Por lá também, é possível consultar o cronograma de atendimento dos dias específicos.
De acordo com a SEC (Secretaria da Educação e Cultura), o primeiro dia foi voltado para as PcDs (Pessoas com Deficiência).
Já nesta terça-feira (17), foram atendidos alunos optantes por mudar de escola. Transferência essa que só foi possível ser feita presencialmente, na escola em que o estudante estava matriculado. Por isso, foi necessário disponibilizar a unidade escolar para o procedimento. A partir daí, foi decidido manter as escolas abertas para auxiliar quem não tem facilidade de acessar à internet.
“A matrícula é totalmente on-line, realizada numa plataforma que foi aperfeiçoada pela Secretaria da Educação nos últimos anos, justamente para dar um conforto às famílias para que elas façam da própria casa, usando o celular ou um computador. Quem porventura tiver qualquer dificuldade pode recorrer a uma escola estadual e realizar sua matrícula com ajuda da gestão da escola, do secretário escolar e dos técnicos que foram capacitados para este acolhimento. Mas, a gente deixa bem claro que ela é 100% on-line, virtual”, destacou Manoel Calazans, superintendente de Políticas para a Educação Básica da Secretaria da Educação.
Ainda segundo Calazans, “os alunos que já estudam na rede e não pretendem mudar de unidade escolar estão automaticamente matriculados e não precisam fazer qualquer movimento“.
A SEC informa que todo o cronograma e o passo-a passo da matrícula, estão disponíveis no Portal da Educação.
Documentos necessários
Foto: Antonio Queirós/GOVBA

A principal regra para a confirmação da matrícula, é a documentação. A relação deve ser entregue no prazo estabelecido no comprovante.
Confira quais são os documentos necessários: Histórico Escolar (via original); RG ou Certidão de Registro Civil e CPF (originais e cópias legíveis – do[a] estudante); Comprovante de residência (água, luz, telefone fixo ou móvel, gás encanado, Internet, contrato de aluguel, IPTU, cartão de crédito ou TV por assinatura); Carteira de Vacinação devidamente atualizada; RG e CPF (cópia legível – dos pais ou do responsável legal).