Faltando menos de uma semana para a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), organizadores da solenidade indicam que mais de cinquenta delegações estrangeiras, entre chefes de estado, ministros e outras autoridades, já estão com presenças confirmadas para o próximo dia 1º de janeiro, em Brasília.
De acordo com as informações, entre os convidados que serão recebidos por Lula, estão: os presidentes Gabriel Boric (Chile), Marcelo Rebelo de Sousa (Portugal), Gustavo Petro (Colômbia), Frank-Walter Steinmeier (Alemanha), Alberto Fernández (Argentina), Luis Arce (Bolívia) e Filipe VI (Rei da Espanha). Também os colegas de Angola, Cabo Verde, Equador, Guiana, Guiné Bissau, Paraguai, Suriname, Timor Leste, Uruguai e Zimbábue. o vice-presidente do Panamá, o secretário executivo da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) e os ministros de Relações Exteriores da Costa Rica, do México, da Palestina e da Turquia, entre outros.
O cerimonialista da solenidade será o embaixador Fernando Igreja. “Será a posse com a presença do maior número de chefes de Estado“, revelou ele em comunicado recente.