O verão começa hoje com muita instabilidade; ‘herança da primavera’, diz Climatempo
Nesta quarta-feira (21), exatamente às 18h48 (horário de Brasília) terá início o verão 2023 no Hemisfério Sul. A nova estação herda da primavera a chamada ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul), que seguirá provocando tempestades com rajadas de vento de 50 a 70 km/h, em média, no centro-norte do Brasil.
O verão se se estenderá até às 18h24 do dia 20 de março. A chuvarada ocasionada pela ZCAS atinge estados como o Espírito Santo, o centro-norte e litoral sul do Rio De Janeiro, parte de Minas Gerais, de Goiás, do Mato Grosso, do Pará e do Amazonas. As capitais na rota dos temporais são: Vitória, Belo Horizonte, Goiânia, Brasília, Cuiabá e Manaus. informação é da Climatempo.
Segundo o serviço de meteorologia, nesta quinta-feira (22), estado como Bahia experimentará uma frente fria. “Além da atuação da ZCAS, uma área de baixa pressão atmosférica se organiza no mar, na altura do litoral do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, e contribui para a formação das instabilidades na quarta-feira. Na quinta-feira, esta baixa pressão dará origem a uma frente fria, reforçando as nuvens carregadas em áreas do Sudeste e do estado da Bahia“.
Já na sexta-feira (23), haverá chuvas fortes, também na Bahia e no norte de Minas Gerais e Tocantins. “Mas a ZCAS já começa a se desconfigurar, saindo de cena no sábado, 24 de dezembro”, destaca a Climatempo.