*Texto atualizado às 17h37min
Com sub-emenda sugerida pela líder do governo, vereadora Maria Cedraz (MDB), a Câmara de Vereadores de Cruz das Almas, no Recôncavo Baiano, aprovou na noite desta quinta-feira (15), o P-LOA (Projeto de Lei Orçamentária Anual), enviada pelo Executivo para o exercício de 2023.
Após várias discursões, incluindo da Comissão de Finanças da Casa que analisou a proposta e chegou a protocolar um ofício de discordância à sua constitucionalidade relativo aos prazos de tramitação. Mas, após suspensões da Sessão por algumas vezes para delinearem acordos, o Projeto acabou indo para votação em dois turnos, sendo aprovado em ambos por 9 votos favoráveis e 6 abstenções.
O projeto do Executivo pedia 100% de suplementação orçamentária. Porém, parte da bancada de oposição queria dar zero por cento. No entanto, vereadores como Paulinho Policial (PSD) e Roberto Ximba (PP), sugeriram 30% e 40%, respectivamente.
Já na chamada bancada de sustentação ao prefeito Ednaldo Ribeiro (Republicanos), o parlamentar Barriga da Oficina (Republicanos) também disse não concordar em aprovar 100 por cento e o líder Raimundo de Gino (UB), indicou 60%.
No final, o P-LOA teve a aprovação nos 30% conforme a sugestão do vereador de primeiro mandato, Paulinho Policial, contra 60% do ano passado, conforme indicou ao Acesse News, o presidente Thiago Chagas.
Como ficou a votação
Foto: André de Jesus/Ascom Câmara

Dos quinze vereadores que compões a Câmara Municipal, até alguns meses atrás, considerava-se a divisão sendo, 8 de oposição e 7 de situação.
Atualmente, com a dissidência da vereadora Camila Moura (que agora se diz independente) do grupo do prefeito, a bancada do chefe do Executivo ficou com apenas 6 edis.
Mas na votação desta quinta-feira, a parlamentar acompanhou a posição dos vereadores opositores, que por sua vez, não contaram com apoio de outros membros do seu clã. No caso, o presidente da Casa, Thiago Chagas e ainda, Paulo Sérgio (Paulinho Policial) e Roberto Ximba.
Com isso, a votação do P-LOA ficou assim. Favoráveis: Maria Cedraz (MDB), Raimundo de Gino (UB), Josenir Andrade (Nego da Farmácia – UB), Eduardo Rodrigues (Barriga da Oficina – Republicanos), Renan de Romualdo (Republicanos), Nádia Moura (Republicanos), Thiago Chagas (PSD), Roberto Ximba (PP) e Paulinho Policial (PSD). Abstenção: Camila Moura (MDB), Carlos Trindade (PP), Pedro Melo (PT), Osvaldo da Paz (PT), Pablo Rezende (PT) e Ricardo Pinheiros (PP).
Clique aqui e confira a Sessão.