Os Correios anunciaram que farão um leilão, amanhã (quarta-feira, 16), para a venda de 175.831 itens, classificados como refugo. O evento acontecerá na central da empresa, em São Paulo.
“Um objeto postal é classificado como refugo quando, cumulativamente, passa por tentativas de entrega, não é procurado pelo destinatário, nem pelo remetente e tem materializada a prescrição do prazo de direito à reclamação, conforme prevê o Código de Defesa do Consumidor“, informa a empresa.
De acordo com os Correios, serão 7 lotes. “Os objetos incluem peças de vestuário, utensílios de casa, material de escritório, acessórios para veículos, bijuterias, livros, artigos infantis, entre outros. Os valores iniciais dos lotes variam de R$ 12.250,81 a R$ 300.593,26“, descreve.
Pessoas físicas e jurídicas interessadas em participar do certame, devem se cadastrar na plataforma Licitações-e, do Banco do Brasil. Concluída essa etapa, elas conseguem enviar propostas de forma eletrônica para participar da disputa online. O edital com todas as informações está disponível na plataforma(clique no link) Licitações-e, pelo nº 967867, no endereço, e também na página de Licitações dos Correios.
*Imagem: Boonchai Wedmakawand/Getty Images

Transparência: “Os Correios estabeleceram, em norma corporativa, as formas para o desfazimento desses bens, tais como alienação por venda, destruição/destinação ambientalmente adequada ou ainda o encaminhamento às associações e cooperativas de catadores. A instrução segue as indicações constantes na Lei 6.538/78 (Lei Postal), na Lei n.º 13.303/16 (Lei das Estatais) e Lei nº 12.305/2010 (Lei de Resíduos Sólidos)“.