Novo Fórum de Cruz das Almas ficará pronto em nove meses, garante desembargador

Orçado em R$20.477.230,28, o novo Fórum da Comarca de Cruz das Almas, no Recôncavo da Bahia, será erguido em um terreno de 4.144,80 metros quadrados, localizado no bairro Vila Alzira, doado pela prefeitura. O equipamento será um prédio de dois andares, totalizando 4.368 m² de área construída.
A informação foi passada pelo presidente do TJBA (Tribunal de Justiça da Bahia), desembargador Nilson Castelo Branco, em um encontro que reuniu o prefeito Ednaldo Ribeiro, o presidente da Câmara Thiago Chagas, o diretor da Comarca cruzalmense, juiz Renato Alves Pimenta, o corregedor das Comarcas do interior baiano, Edmilson Jatahy Júnior, o presidente da OAB Cruz das Almas, Fabrício Caldas Barros, advogados, vereadores, secretários municipais, outras autoridades, imprensa e parte da sociedade local, no Salão do Juri, do Fórum Doutor Tancredo de Almeida Neves, na manhã desta sexta-feira(4).

Antes de seu discurso, o desembargador se emocionou ao fezer um breve relato sobre sua ligação pessoal com a cidade de Cruz das Almas: “essa Terra tem um significado muito grande na minha vita. Estou muito honrado, por nessa data, lançar a pedra fundamental para a construção de um novo Fórum, na Comarca de Cruz das Almas“, comentou.
O novo fórum inicialmente terá seis Varas (podendo chegar a dez). Além disso, contará com Salão do Júri, salas do Ministério Público, OAB, Defensoria Pública, Conciliação, Depoimentos, Cejusc, Assistência Militar, Cela, Administração, Depósito, Almoxarifado, entre outros compartimentos, distribuídos no térreo, 1º e 2º andares.
Sem informar a data de início das obras, o presidente do TJBA previu que em nove meses o equipamento será inaugurado. “A obra está prevista para durar nove meses“, disse. Outro detalhe abordado pelo desembargador Nilson Castelo Branco, foi sobre o impacto que esse colegiado trará para o município, gerando cerca de 200 empregos direto e mais 200 indiretos.
Em sua fala, o prefeito Ednaldo Ribeiro, entre outras coisas, agradeceu aos responsáveis pela instalação do novo Fórum. “Hoje é um dia de muita alegria. Nossa gratidão à todos que se envolveram, doutor Marcelo Velame, doutor Fabrício Barros, doutor Renato Pimenta, doutor Lucas […] e ao senhor, em especial, doutor Nilson [Castelo Branco], que avançou, para trazer esse projeto para a construção desse novo Fórum para Cruz das Almas“.
Com instalações modernas o edifício também atenderá aos padrões de acessibilidade, com rampas, elevadores e pisos adaptados, além de sinalizações em braile. E ainda terá sistemas para redução de custos e controle de acesso.
Antes de encerrar a cerimônia, foi lançado uma ‘Capsula do Tempo‘, onde foram depositados, a Ata, peças artesanais, cédulas e moedas atuais, e outros documentos, como registros simbólicos do lançamento. A ideia é que o invólucro seja aberto em 2072.
