Cruz das Almas: moradores fazem ‘operação tapa buraco’ em estrada rural

Moradores do Tintureiro, Combê, Engenho de São João, Alto da Boa Vista e outras localidades pertencentes a Cruz das Almas e a outros municípios do Recôncavo da Bahia, que utilizam a estrada que liga os respectivos povoados, até a cidade universitária, estão descontentes por conta da quantidade de buracos e valetas que constantemente se formam em vários trechos da via, causando prejuízos em seus veículos.
Na manhã desta quarta-feira(2), algumas pessoas residentes nas localidades citadas, tomaram iniciativa por conta própria e utilizando picaretas, pás e carrinhos de mão, fizeram uma espécie de ‘operação tapa buraco’ em trechos estratégicos do caminho.
A estrada é uma das mais importantes vias utilizadas para o escoamento da produção rural que abastece principalmente a feira livre de Cruz das Almas. E também muito usada por consumidores de outros municípios que compram produtos e serviços no comércio cruzalmense.
No exato momento em que o grupo de usuários realizavam o serviço, a reportagem do Acesse News, passava pelo local e fez alguns registros (veja abaixo), da situação crítica e a veracidade de suas reclamações.
“Isso aí está doendo no bolso da gente. Nós não podemos vender uma banana, uma batata e comprar o pão de cada dia na cidade, porque temos que passar por isso aí. Se nós não fizermos [o reparo dos buracos], os carros não aguentam não…”, disse Damião da Silva, conhecido como Lôra, residente no Alto da Boa Vista, ele que estava com uma ‘picareta’ escavando a terra para os colegas colocarem nas crateras.
Sugestões ao secretário
É unânime, entre os usuários da estrada, que a solução para o problema da buraqueira, que é antigo e contínuo, causada pelas chuvas, é de que, ao invés de simplesmente passarem a patrol e fazerem os paliativos que todos os gestores têm feito nos últimos anos, a secretaria responsável pelo setor, deveria fazer manilhamento em alguns pontos da via e abrir canalizações nas laterais para o escoamentos da água no período chuvoso.
“Eles deveriam verificar o que é feito nas estradas da zona rural de São Félix“, sugeriu outro morador da região, que utiliza seu carro para levar frutas e verduras para a feira livre de Cruz das Almas, aos sábados.
Um dos pontos mais críticos do local, compreende a entrada da via, na esquina da conhecida Estrada do Cadete, até o início da Ladeira de Estevão, exatamente os pontos onde o pessoal estava entulhando nesta segunda-feira.

Segundo Lôra, apesar de a Secretaria de Infraestrutura já ter conhecimento do situação, na atual gestão, a máquina só passou pela região apenas duas vezes. Outro problema constatado, é o mato e galhos de árvores ao longo dos paredões e nas laterais da pista, muitas das vezes, atrapalhando a visão dos motoristas.
Ainda na noite de ontem, o Acesse News entrou em contato com o secretário Edson Ribeiro, mas até o fechamento desta matéria, não havia recebido resposta. Caso ele se manifeste, a matéria será atualizada.
Confira outro vídeo também produzido por nossa reportagem.
Aqui na Piaba estamos assim. Ou fazemos ou ficamos sem trafegar
Ano que vem tem eleições para prefeito e vereador muda todos
E o slogan da atual administração é “Aqui tem trabalho”. Deve ser uma piada.
A situação na Lisboa I e II e Pumba é a mesma ou pior.
Entra prefeito, sai prefeito e o descaso para com a população é o mesmo.
O atual secretário de obras e serviços públicos é um incompetente e relapso.
Para quê pagamos os salários desses pulhas com o suado dinheiro dos nosso impostos?