Uma reportagem do Globo Rural deste domingo(9), reproduzida pelo g1, mostra o significado do acreditar no negócio próprio e reunir diferentes gerações da própria família para empreender e ganhar dinheiro.
O programa da TV Globo, revisitou 25 anos depois, uma família produtora do Queijo Zilomar na região mineira da Serra Canastra, para mostrar as transformações feitas na propriedade, nesse caso rural, mas o exemplo serve também para um empreendimento na cidade.
Os investimentos feitos pelo senhor Zilomar dos Santos sempre com apoio da esposa Martha, agora contam também com as especializações profissionais das filhas Gabriela e Renata, que “estão ajudando a valorizar o queijo da família, que hoje tem até selo de indicação geográfica“, diz a reportagem.
Segundo a matéria (confira clicando no link no final da matéria), Gabriela que fez medicina veterinária, implantou novas práticas de higiene para adequar o ambiente aos protocolos do Serviço de Inspeção Municipal. E a Renata, formada em engenharia química, aplica seus conhecimentos sobre leveduras, bactérias e fungos na produção dos queijos.
Ambas as filhas graduadas, poderiam, se quisessem, partir para o mercado de trabalhos nos centros urbanos. Porém, ao invés de trabalhar para os outros, optaram investir seus aprendizados nos negócios da família. “Chão de fábrica, não é para mim. O artesanal, ele me chama. E não teve jeito, o queijo me trouxe de volta…”, revelou Renata, emocionada. Já a Gabriela, parece nem ter cogitado sair do campo. “Foi o que eu sempre quis mesmo. Trabalhar, melhorando sempre a qualidade do leite porque tudo começa aqui“, disse ela, apontando para o novo sistema implantado na fazenda.

Em tempos de escassez no números de vagas no mercado de trabalho, a ideia do próprio negócio parece ser uma alternativa viável. É claro que, além da vocação é necessário está qualificado(a) para empreender. Instituições como Sebrae, por exemplo, oferecem orientações gratuitas.
Confira o vídeo e se inspire nesse exemplo, clicando aqui…