Segundo turno das eleições: decisão do prefeito de Cruz das Almas em apoiar ACM Neto causa frisson na cidade
*Editorial – Por: Dell Santana
Diferentemente do frisson verificados nas redes sociais, grupos de whatsapp e talvez, em outros veículos de imprensa de Cruz das Almas, município do Recôncavo da Bahia, nesta quinta-feira (6), o Acesse News informa com naturalidade, o apoio manifestado pelo prefeito Ednaldo Ribeiro (Republicanos), ao candidato ACM Neto (União Brasil), para a disputa do governo do Estado, neste segundo turno.
Por ter a sua gestão amplamente contemplada com recursos do governo federal, principalmente através do ministro da Cidadania, João Roma (que licenciou-se do cargo para também disputar o governo baiano no primeiro turno), Ribeiro declarou e fez campanha abertamente nessa primeira fase, para o então candidato, um dos opositores de Neto até o último dia 2 de outubro.
Foi nítido que seu comprometimento com o ex-ministro, gerou um racha com seu vice-prefeito André Eloy (PDT), que resolveu marchar com ACM Neto desde o início da campanha e também lançou seu nome para disputar uma cadeira na Câmara dos Deputados, contrariando segundo o prefeito, acordos do grupo.
O próprio Roma, depois de ter sido derrotado nas urnas no ultimo domingo(2), no meio desta semana já fez inclinação para votar com Neto no final do mês, embora tenha pedido uma manifestação dele, referente a disputa ao Palácio do Planalto.
Mesmo tendo feito alguns discursos fortes durante a campanha, em tese, contra a decisão de seu vice e por extensão, isso acabou respingando em Neto, agora, virando a página, o prefeito cruzalmense usou suas redes sociais e a assessoria de comunicação, na tarde ontem, para confirmar seu apoio ao candidato do União Brasil, após ter participado de um encontro com ele e outras lideranças políticas baianas, em Salvador.
Para quem acompanha e analisa política sem paixão e ou visão de militância, considera normal essa atitude do prefeito, ainda mais nos dias atuais, em que, muitas das vezes, as negociações nesse meio, já não são mais tão às escondidas como eram no passado. – Estranha, talvez seria, sua migração para a candidatura de Jerônimo (PT), por motivos óbvios.
De acordo com a nota divulgada, nessa nova etapa o prefeito convocou os baianos à votarem no neto de ACM. “Quero agradecer pela confiança nessa nova etapa. Todos os eleitores baianos, em especial de Cruz das Almas, devem votar por uma Bahia livre dos problemas que vivemos nesse momento”, falou. Por sua vez, o candidato ACM Neto, prometeu retribuir a parceria. “Se Deus permitir, a partir de 1 de janeiro do próximo ano, Cruz das Almas terá um parceiro e amigo para ajudar a cidade”.
*Foto: Reprodução/Reprodução
*Dell Santana, é graduado em Comunicação Institucional (Faculdade Sumaré – SP), editor do Acesse News e filiado a ABI (Associação Baiana de Imprensa).