Cerca de 150 PPPs (Parcerias Públicas Privadas). Essa é a quantidade que a Caixa Econômica Federal espera firmar nesse primeiro momento, para beneficiar 1.800 municípios, com projetos de iluminação pública e gestão de resíduos sólidos, em diferentes regiões do país, através de chamamento público.
Os recursos financeiros serão captado em parcerias com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e a Seppi (Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos).
De acordo com a Agência Brasil, a informação foi dada nesta sexta-feira (22) pela presidente da Caixa, Daniella Marques, durante almoço na Associação Comercial do Rio de Janeiro. “A ideia é, ao final de 3 meses de prospecção, a gente organizar consórcios intermunicipais para ter investimentos com mais escala, para atrair grandes investidores“, explicou.
O primeiro edital está previsto para ser publicado no próximo dia 30. Marques disse que a Caixa já possui 53 projetos de PPPs na carteira e prometeu trabalhar proativamente para formar consórcios entre municípios menores.
Segundo a agência, os projetos de iluminação pública, devem beneficiar municípios com, no mínimo, 80 mil habitantes. Já os consórcios intermunicipais (entre dois e 30 municípios) com mais de 100 mil habitantes.
Segundo a presidente, “os 53 projetos que já estão na carteira da Caixa, somam R$ 19 bilhões em investimentos“. A esperança é atingir R$ 60 bilhões e superar os 200 projetos.