Em evento realizado na manhã do último dia 9, em Imperatriz (MA), o presidente e candidato a reeleição Jair Bolsonaro (PL), comemorou segundo ele, a redução da inflação no Brasil, ocorrido pelo segundo mês consecutivo. A declaração foi dada durante uma entrevista na cidade.
“Eu acho que somos o único país do mundo que está com esses dados positivos da economia. Vamos ter uma inflação menor do que a dos Estados Unidos, menor que a União Europeia. Os combustíveis estão lá embaixo, energia caindo. Só temos boas notícias para a população”, ressaltou.
Os dados aos quais se referiu o presidente, foram os apresentados pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), que apontaram inflação de 0,36% em agosto, ante 0,68% em julho. ‘Com isso, a inflação acumula alta de 4,39% no ano e de 8,73% em 12 meses’. A divulgação foi feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no mesmo dia da entrevista de Bolsonaro.
“O Índice Nacional de Preços ao Consumidor – INPC teve queda de 0,31% em agosto. No mês anterior, o indicador também apresentou deflação (-0,60%). No ano, o INPC acumula alta de 4,65% e, nos últimos 12 meses, de 8,83%, abaixo dos 10,12% observados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em agosto de 2021, a taxa foi de 0,88%. Os produtos alimentícios desaceleraram de 1,31% em julho para 0,26% em agosto, enquanto os nãos alimentícios registraram queda menor (de -0,50% em agosto frente ao resultado de -1,21% em julho)“, destaca texto publicado no site Partido Liberal.