O dia da Independência do Brasil; conheça o Museu que guarda essa história

O 7 de setembro é a data da celebração da Independência do Brasil. Foi o dia da atitude de Dom Pedro I, então príncipe regente, para libertar os brasileiros dos portugueses. Ato que aconteceu, segundo a história, às margens do Riacho Ipiranga, em São Paulo, no ano de1822.
Por tanto hoje, o Brasil comemora duas décadas de sua libertação de Portugal. Nos livros, esse momento é retratado com ilustrações e pinturas e a mais famosa de todas, certamente é a obra do suposto grito de “Independência ou Morte“, de autoria de Pedro Américo.
A obra que também ficou conhecida como em “O Grito do Ipiranga“, segundo as informações, foi encomendada pelo governo paulista em 1886 e está exposta no Museu do Ipiranga, importante monumento erguido para servir com marco daquele momento histórico para o país.
O museu construído entre 1885 e 1890, foi inaugurado em 7 de setembro de 1895.
O equipamento que fica no bairro do Ipiranga, na zona sul da cidade de São Paulo, é mantido pela USP (Universidade de São Paulo) e após ficar fechado desde 2013, passou por uma restauração total e será inaugurado hoje a partir das 9h, como parte da celebração do bicentenário da Independência do Brasil.
Sem sombra de dúvidas, é um dos pontos turísticos mais belos da capital paulista e a partir de hoje, volta a ser entregue à população para que os moradores e turistas voltem a desfrutar daquela riquíssima parte da história do país. – Um passeio recomendável (veja o vídeo abaixo).
Clique aqui e confira a cerimônia que antecedeu a reinauguração do museu, uma produção do portal Poder 360.
Neste vídeo, você acompanha fhases da reforma e uma breve visão do lugar…