PUBLICIDADE
MunicípiosNotícias

Na véspera de seu aniversário, Cruz das Almas recebe a Escola Comendador Themistocles totalmente restaurada

Depois de alguns meses fechada para reforma, a Escola Comendador Themistocles, um dos mais tradicionais equipamentos de educação do município de Cruz das Almas, no Recôncavo da Bahia, foi reentregue à comunidade escolar na tarde desta quinta-feira (28).

Localizado na Avenida Alberto Passos, região central da cidade, a escola que é referência na educação do município, também chama a atenção, pela exuberância arquitetônica de seu prédio.

Como parte dos comemorativos dos 125 anos de emancipação política do município, a obra de restauração, foi indicada pelo vereador Raimundo Fiuza (UB) e realizada pela Secretaria de Infraestrutura e Obras. “Quantas vezes eu tive vontade de estudar nessa escola, mas não conseguir“, recordou o vereador.

Outros relatos, a exemplo de um de ex-aluno e uma professora, também destacaram a importância da escola na formação de cidadãs e cidadãos cruzalmenses ao longo de seus 88 anos de história no universo educacional.

Na realidade eu comecei aqui muito menina, tinha apenas 18 anos… aqui nesse local, eu costumo dizer me criei e me formei. Porque aqui, encontrei profissionais que levavam a educação a sério, que tinham amor e tinham respeito pelo que faziam. E com eles, muito eu aprendi”, revelou a professora Maria José Daltro. “Eu, em 1968, fui matriculado nessa escola pelo meu pai, porque, naquela época, para ingressar no [Colégio Estadual] Alberto Tôrres (atual CETEEP Recôncavo), era preciso fazer o exame de admissão, Batista sabe disso“, relatou o ex-aluno, citando Antônio Batista, ex professor e diretor do antigo Ceat.

Já os novos alunos, deram as boas vidas à escola, cantando o hino da cidade, recitando poesia e com fala emocionante, como da pequena Sosô: “…demorou [a conclusão da obra] mas valeu a pena. Quero agradecer aos professores, ao prefeito, ao meu tio que me trazia no colo quando eu não podia andar e também a todos da merenda e da limpeza“.

Estiveram presentes no evento, o prefeito Ednaldo Ribeiro (confira parte de sua fala no vídeo abaixo), a secretária de Educação, Geisa Novaes, vereadores e outros secretários, além de parte da população. “O que nós estamos vivendo hoje, é realmente um afeto com a educação no município de Cruz das Almas“, enfatizou Novaes.

Demonstrando gratidão, a diretora da unidade, professora Adriana, agradeceu ao prefeito, aos secretários de obras e educação e especialmente, aos seus colegas de trabalho. “Agradeço também a cada professor(a) e a cada funcionário(a), que nesses messes de espera, se adaptaram a cada momento, para que hoje podemos celebrar essa festa. Muito obrigada, gratidão“, disse. Salas adequadas para receber os alunos, entre outras adaptações foram feitas, porém, sem alterar as características da construção datada de 1934, conforme afirmou o secretário de Infraestrutura, Edson Ribeiro.

Também ontem, na parte da manhã, foi reentregue à população, a Escola Carmelito Barbosa Alves. O ex-prefeito, morto em 2018, ainda foi homenageado com um busto em bronze.

Confira um trecho da fala do prefeito.

Deixe seu comentário aqui

Botão Voltar ao topo