Em resposta aos constantes ataques feitos pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), ao sistema eletrônico de votação do país (as urnas), a exemplo do discurso para embaixadores em Brasília, na semana passada, a USP (Universidade de São Paulo), através da Faculdade de Direito, situada no Largo São Francisco, região central da capital paulista, lançou uma Nova “Carta aos Brasileiros”, para defender a democracia e resultado das eleições deste ano.
O documento que vem ganhando a adesão de vários setores da sociedade (mais de 3 mil assinaturas até ontem), será lançado oficialmente no próximo dia 11 de agosto. A data escolhida, segundo a Universidade, refere-se a comemoração do Dia do Advogado.
“Imbuídos do espírito cívico que lastreou a Carta aos Brasileiros de 1977 e reunidos no mesmo território livre do Largo de São Francisco, independentemente da preferência eleitoral ou partidária de cada um, clamamos às brasileiras e aos brasileiros a ficarem alertas na defesa da democracia e do respeito ao resultado das eleições”, diz um dos últimos parágrafos da Carta atual (leia na íntegra clicando aqui).
A mobilização deste ano, se inspira no manifesto em favor da liberdade (1977), período da Ditadura, onde os acadêmicos do Largo do São Francisco produziram a Carta da época (clique aqui e confira). “Proclamamos que o Estado legítimo é o Estado de Direito, e que o Estado de Direito é o Estado Constitucional. O Estado de Direito é o Estado que se submete ao princípio de que Governos e governantes devem obediência à Constituição“, destaca o trecho de um dos parágrafos do escrito.
Dirigida à todos e todas cidadãos e cidadãs do país, o documento está disponível e quem desejar ler e assinar, basta clicar aqui.