*Atualizado às 10h
O SindCruz (Sindicato dos Comerciários de Cruz das Almas), com base na Cláusula 25 (veja abaixo), para que houvesse o funcionamento do comércio cruzalmense, seria necessário um acordo com a categoria, o que não aconteceu até o momento. Por isso, as lojas de departamentos, roupas, calçados e serviços, por exemplo, não abrirão amanhã. Exceto supermercados e farmácias.
Segundo a presidenta da entidade, Joelma Santana, em negociação com os lojistas, através do Sindlojas, existem sete datas entre domingos e feriados específicos, nas quais o segmento não pode funcionar, sob nenhuma hipótese. Porém, em outros feriados, há a possibilidade para abertura, mediante acordo entre as partes.

“A Convenção Coletiva de Trabalho, firmada em 2021 com validade até 2023, entre os sindicatos laboral (Sindcruz) e o patronal (Sindlojas), regulamenta na cláusula 25 que o labor, aos domingos e feriados, na cidade de Cruz das Almas, só pode ocorrer mediante acordo firmado entre sindicato e empresas interessadas. No entanto, não foi firmado acordo para o funcionamento do comércio no dia 2 de julho, dia da Independência da Bahia“, explicou.
(Foto: Reprodução/Rede Social)
Por sua vez, os supermercados que estão amparados por uma convenção firmada com o Sindsuper (Sindicato dos Supermercados), podem abrir aos domingos e feriados. Ou seja, esse segmento funcionará normalmente neste sábado (2). Porém, “desde que obedeçam ao pagamento dobrado ou folga em dobro” [para os funcionários], enfatiza Santana.
No entanto, existem três datas no ano, que não foram negociadas, Por tanto, os comerciários não trabalham: “1º de janeiro, segunda-feira de carnaval e dia do trabalhador” [1º de maio], observou a presidenta.
Entenda a Cláusula 25…

Confira o áudio da presidente…