PUBLICIDADE
Entrevista

Cruz das Almas: secretária da Saúde fala sobre planejamento para o período junino, reforma da UPA, atualização da Covid-19 e construção da pediatria

Conforme revelou o prefeito Ednaldo Ribeiro (Republicanos), na entrevista coletiva do lançamento das atrações do Circuito Oton Silva, a Secretária Municipal de Saúde, de Cruz das Almas, no Recôncavo da Bahia, é uma das pastas que mais tem recebido recursos financeiros nos últimos meses.

Um dos principais investimentos nesta área, está sendo para a reforma total da UPA (Unidade de pronto Atendimento), que teve as obras iniciadas ainda no mês passado e tem a previsão de construir uma área exclusiva para atendimento pediátrico, conforme anunciou a secretária Kaliane Ferreira.

O planejamento da equipe para o atendimento no período junino, a situação atual da Covid-19 no município e a construção de uma ala pediátrica, também foram destaques em uma entrevista exclusiva da secretária para o Acesse News, no evento na noite da última quarta-feira (16). Confira aí

Acesse News: Secretária, como está o planejamento da Saúde para o período do São João. Aliás, segundo o prefeito, sua pasta é uma das que mais recebeu recursos nos últimos dias?

Kaliane Ferreira: A nossa secretaria montou uma estratégia especial para os dias do São João. Desde e mês de maio e início de junho, tivemos diversos treinamentos de capacitação, para que tenhamos uma equipe efetiva e com qualidade, trabalhando no atendimento no Circuito Luiz Gonzaga, a partir do dia 22 até o dia 26. Nossa equipe é composta por médico(a)s, técnico(a)s de enfermagens, enfermeiro(a)s e pessoal de apoio institucional, como os condutores que farão, se necessário, o translado de pacientes que porventura venha precisar ser socorrido para a central de atendimento.

AN: Como será o atendimento?

KF: A nossa UPA e o nosso serviço móvel funcionarão normalmente 24h, o SAMU também estará a disposição da população através do 192 (número para ligação) e estaremos com plantão no Ambulatório Municipal, a partir do dia 23, das 7h às 19h, com médico clínico e realização de curativos para vítimas de queimaduras. Tudo isso foi pensado e planejado. A nossa equipe também estará atuado em ações de prevenções às DSTs Doenças Sexualmente Transmissíveis e ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), com distribuição de preservativos e orientações. Estaremos bastante atuantes, mas a gente espera que seja um São João com saúde. Que todos curtam a festa com bastante responsabilidade. Por exemplo, se beber, evite [quem estiver de carro] voltar dirigindo para casa. Além disso, tenham cuidado com o fabrico e queima de fogos de maneira irregular, para evitar queimaduras ou outros acidentes.

AN: A senhora falou aí em prevenções… estamos acompanhando não só em Cruz das Almas, mas em todo o país, boa parte das pessoas não está mais usando a máscara. Porém, a Covid-19 ainda não acabou. Como está a atualização dos casos no município?

KF: Apesar do Decreto quanto a não obrigatoriedade do uso da máscara, ainda está vigente em nosso município, a gente vem cumprindo os protocolos com a utilização de máscara em todas as unidades que prestam serviço de saúde. Também estamos com o monitoramento da testagem que nunca deixou de existir. Todo paciente que apresente sintomas característico do covid, ele é testado, tanto pelo Swab rápido, com o resulta em cerca de 10 a 20 minutos, como também, com o RT-PCR, com a coleta que é encaminhada para o Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública). Voltamos a publicar o BOLETIM, que não vinha sendo divulgado pois estávamos há mais de 40 dias, sem casos positivos no município. Mas nos motivamos para fazer a ampliação da vacinação covid. Hoje temos 94% da população alvo [Cruz das Almas] vacinada com a 1ª dose, 80% com a 2ª dose. Agora estamos conscientizando e convocando as pessoas para as doses de reforço, que são a 3ª e 4ª doses. É importante que a população conclua seu ‘esquema vacinal’. Graças a Deus, graças a vacina, os pacientes que estão positivos no município, estão com sintomatologias leves. Não estão apresentando gravidade. A vacina tem se mostrado eficiente nessa pandemia. Prova disso é que o município, está há mais de 45 dias sem paciente internado, ou que tenha ido a óbito por covid. Isso não nos deixa confortável, mas nos deixa feliz com o trabalho da nossa equipe. Quero parabenizar as equipes da vigilância epidemiológica e sanitárias, pelo empenho, também a equipe do Centro de Covid que enquanto estava implantada, realizou um belo trabalho no cuidar dos pacientes.

AN: Ainda sobre atendimento, saindo um pouco da Covid, vamos falar sobre o caso da criança atingida por uma espada essa semana. O pessoal da UPA foi rápido no socorro emergencial e transferência para uma unidade apropriada

KF: Fomos supreendida(o)s infelizmente com essa notícia na última segunda-feira [14]. Nós estávamos trabalhando, finalizando algumas etapas para o espaço do São João, inclusive, quando fomos informada(o)s sobre essa tragédia na queima de espadas ali no bairro da Coplan, que teve como vítima essa criança de 11 anos, com trauma grave. A nossa equipe de prontidão, socorreu esse paciente que foi levado por ‘terceiros’ [não da família]. Nossa equipe médica e nossa equipe de enfermeiro(a), realizaram um belo trabalho na primeira abordagem dele, identificando a gravidade e posteriormente esse paciente foi transferido através do SAMU avançado, com médico, enfermeiro e socorrista, até o Hospital da Criança, na cidade de Feira de Santana, onde permanece internado [até o momento dessa entrevista o garoto aguardava para fazer uma nova cirurgia. Havia perdido 11 dentes e sofrido uma laceração na língua]. A nossa expectativa é que essa se recupere bem e quando ela retornar para o nosso município, a gente possa oferta o cuidado necessário. É muito importante esse espaço para podermos falar um pouco sobre a proibição das espadas. A proibição existe desde 2011 e também chamar a atenção dos pais, dos responsáveis e cuidadores, com crianças nesses espaços que tem queima de espadas e outros fogos, elas precisam estar seguras, precisam ter suas integridades protegidas. A gente tem chamado a atenção para isso. Ainda hoje eu tive uma reunião com o Conselho Tutelar e o pessoal da Ação Social, para que possamos desenvolver algumas atividades em conjunto, para que essas crianças possam estar protegidas em suas casas.

AN: Já que estamos falando sobre criança… vamos encerrar a entrevista com uma pergunta que muita gente tem feito. A ‘Upinha’ ou Ala Pediátrica na UPA. É possível que aconteça a construção do espaço para atendimento desse público, separado dos adultos, a partir dessa reforma da UPA?

KF: A nossa UPA está passando por uma reforma nunca vista em nosso município. Temos nos empenhado junto com o secretário de Infraestrutura, Edson Ribeiro e o nosso prefeito Ednaldo Ribeiro. Nós temos feito visitas técnicas periódicas, junto com o(a)s engenheiro(a)s e a nossa equipe, para que a gente possa revolucionar no que se refere a estrutura, na nossa Unidade de Pronto Atendimento. Teremos uma unidade digna para o atendimento à nossa população. Essa é a nossa maior expectativa. Tenho certeza que muito em breve, nos próximos meses estaremos entregando essa grandiosa obra que irá fortalecer nossa estratégia em saúde na rede de urgência e emergência. Sem sombra de dúvidas, é um compromisso de nosso prefeito, a criação da Ala Pediátrica. A UPA, Unidade de Pronto Atendimento é um Programa Federal, então a gente não trabalha com essa questão de Upinha. Não utilizamos a nomenclatura no diminutivo. A nossa intenção é fazer uma ala de emergência pediátrica, onde possamos atender as emergências dessas crianças. Então, a gente já está planejando para que esse espaço seja entregue junto com a reforma da nossa UPA, para trazer um conforto para os pais e para as crianças. Eram muitas, as queixas das mães, por conta do confronto entre emergência de adultos e pediatria, além das dificuldades dessas crianças no acesso a um assistencialismo com qualidade. Pensamos em tudo isso e vamos capacitar a nossa equipe para um atendimento mais específico e qualificado em pediatria.

Deixe seu comentário aqui

Botão Voltar ao topo