PUBLICIDADE
DestaqueNotícias

SSP-BA: Sistema ‘Alerta Celular’ ajuda a recuperar aparelhos roubados ou perdidos e dificulta revendas

Numa época em que o roubo ou furto de celular, continua crescendo em várias cidades, seja na capital ou interior, a SSP-BA (Secretaria da Segurança Pública da Bahia), está atenta para tentar ajudar os proprietários, vítimas de criminosos, a recuperar seu aparelho.

Em 2021, o órgão criou o Sistema Alerta Celular. O programa é uma espécie de banco de dados, onde os donos de aparelhos fazem o cadastro com as informações necessárias, para facilitar a recuperação, pela polícia, em caso de roubo ou perda.

De acordo com as informações, em pouco mais de um ano de funcionamento, 32 mil baianos já cadastraram seus aparelhos na plataforma.

Com o cadastro, caso o aparelho seja alvo de furto ou roubo, o proprietário pode entrar no site e ativar o alerta“, enfatiza a nota divulgada pelo órgão.

O comunicado reforça ainda, que após se cadastrar e, caso tenha o aparelho roubado sem sofrer violência física, a vítima deve registrar o boletim de ocorrência na Delegacia Digital. Havendo agressão, deve se dirigir a uma unidade da Polícia Civil, registrar o BO e aguardar.

Esse procedimento deve ser realizado em até 48h após ter informado ao sistema. Do contrário, perde a validade.

Após a inserção das informações individuais, o cidadão deve inserir o IMEI do aparelho que deseja registrar. O IMEI pode ser encontrado na nota fiscal de compra do bem ou discando *#06# no teclado do próprio celular”, explicou a Major Érica Patrícia Silva, comandante da 12ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM).

Para o administrador de empresas, Leonardo Marinho, a ferramenta ajuda a coibir o roubo de celulares. “Eu acredito que ajuda a garantir a segurança do cidadão e também facilita o trabalho da polícia. Eu acho de extrema importância, porque repreende os roubos e ajuda a pegar os receptadores, que têm uma influência muito grande nesse ato criminoso“.

Como se cadastrar

Para se cadastrar, só precisa entrar no site do Alerta Celular (clique no link) www.alertacelular.ssp.ba.gov.br e preencher seus dados pessoais.

O portal permite que os policiais tenham um banco de dados para verificar se os aparelhos apreendidos nas abordagens estão cadastrados na página como fruto de roubo ou furto. Se confirmado de que se trata de um equipamento de origem ilícita, ele é apreendido, encaminhado à delegacia e o dono é localizado”, concluiu a major Érica.



Deixe seu comentário aqui

Botão Voltar ao topo