*Editoria
Ela se inspira em mulheres como: a baiana Leolina Daltro, fundadora do Partido Republicano Feminino (1910); Celina Guimarães, professora e primeira mulher do Brasil e da América, a votar (em 1928), lá no Rio Grande do Norte e Luíza Alzira Soriano Teixeira, primeira prefeita eleita (1928), no Brasil e na América Latina, em Lajes (RN), conforme deixou transparecer em um artigo seu, publicado recentemente no Tribuna da Bahia Online.
A pré-candidata a deputada federal, Roberta Roma (PL-Ba), mostra-se uma mulher arredia à (im)posição da sociedade machista, que ao longo da história ditou as regras do jogo no campo político deste país. E com sua perspicácia e carisma, tenta conscientizar outras mulheres a seguirem de mãos dadas com ela na desconstrução desse paradigma.
Talvez por isso e ou também, para isso, a matriarca da família Roma resolveu sair do discurso teórico e colocar-se à prova nas urnas, nas próximas eleições.
Desde a metade do ano passado, seu nome vem sendo cogitado à disputar uma cadeira no Congresso Nacional. Ao longo dos últimos anos, Roberta Roma já vem atuando, conforme ela mesma diz, ‘nos bastidores‘ em Brasília, onde auxiliava o ex-ministro da Cidadania, João Roma, a atender as demandas dos interiores brasileiros, com projetos como o Auxílio Brasil e outros, que chegaram à cidades como Cruz das Almas, por exemplo.
E por falar em Cruz das Almas, Roberta tem sido figura muito presente neste município ao lado do prefeito Ednaldo Ribeiro, já há algum tempo, como na na noite da última sexta-feira (29), no lançamento da grade do São João. “Eu fico muito feliz em está aqui hoje, com meu querido prefeito, amigo do meu coração. O melhor prefeito da Bahia, Ednaldo Ribeiro, que está fazendo o que ninguém fez pro São João. Ele saiu na frente e a gente está aqui hoje prestigiando, com muito carinha, com muito amor, com muita satisfação, depois de dois anos de pandemia“, disse ela para o Acesse News.
Ao elogiar a grade das atrações dos festejos, Roma convidou o público à vir para Cruz das Almas: “Eu quero convocar a todos os eleitores de João Roma e os não eleitores da família Roma, que venham para Cruz das Almas [curtir o São João], pertinho de Salvador, grade [das atrações] maravilhosa, desse grande prefeito“.
Distribuindo simpatia e sorriso nos bastidores da festa, Roberta Roma posou para fotos com outras mulheres da cidade e possíveis eleitoras.
Ainda falando à reportagem do AN, sobre o seu desempenho lá em Brasília, junto ao do ex-ministro que voltou a exercer o mandato de deputado federal, ela ressalta está colhendo bons frutos. “Quatro anos do mandato de Roma [eleito em 2018], efetivos na Bahia. [Ele fez] parcerias maravilhosas com grandes prefeitos e estamos colhendo os frutos hoje. O que ele fez e contribuiu, plantou essa semente e hoje graças a Deus estamos colhendo esses frutos. Não só ele, mas eu também que sempre vivi nos bastidores, mas sempre presente nos apoios aos políticos da Bahia“. Ao referir-se à importância de ter mais mulheres participando das decisões políticas, ela enfatiza, em determinado trecho de seu artigo: “Ainda temos um longo caminho a percorrer na luta pela igualdade e participação plena na política do nosso país“. Neófita no processo eleitoral, a pré-candidata espera ser eleita em outubro. “Se Deus quiser. Com o voto do povo e o reconhecimento ao trabalho, não só meu, como de João, do prefeito Ednaldo e do presidente Bolsonaro“, confessou ao Acesse News.
