Cruz das Almas: secretário de Esportes, Cultura e Lazer, explica o que é o projeto ‘Esporte Para Todos’, lançado neste domingo
Conectar crianças (a partir de 7 anos de idade), jovens e adultos cruzalmenses, de ambos os sexos, no processo de cidadania, inclusão social, interatividade e atividade física. Esse é o objetivo do Esporte Para Todos, o novo projeto da prefeitura municipal de Cruz das Almas, no Recôncavo da Bahia, promovido pela Secretaria de Esportes Cultura e Lazer.
Com início previsto para o próximo dia 22, a ideia é oferecer aulas de boxe, capoeira, futsal, vôlei, handebol, basquete e futebol, numa parceria com professores voluntários do município.
Numa entrevista para o Acesse News, o secretário Valdo Caldas, explicou em detalhes o que é o projeto e como vai funcionar. Confira…
Acesse News: Secretário Valdo Caldas, fale um pouco sobre o que é o projeto Esporte para Todos?
Valdo Caldas: O projeto Esporte para Todos, visa o incentivo ao esporte em nossa cidade. As pessoas não precisarão efetuar pagamento nenhum. É uma parceria com professores de esportes de nosso município, seja da capoeira, do box. do handebol, do volei, futsal e outras modalidades, para as quais, já estamos com inscrições abertas. É um projeto grandioso que além de incentivar a prática esportiva, estamos também trazendo a garotada que fica com seu tempo ocioso após chegar da escola, então nós estamos aqui para acolher essas crianças e também os adultos que queiram participar.
AN: O que está acontecendo hoje aqui , nesse lançamento?
VC: Estamos aqui hoje distribuindo todos os materiais [referentes a cada modalidade], como: bolas, camisas, shorts, etc.
AN: Anteriormente aí você falou em inscrições. Como os interessados fazem para se inscreverem?
VC: Os interessados podem se dirigir até a Secretaria de Esporte Turismo e Lazer [fica no Centro Administrativo – Pq Sumaúma], de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h. Começamos as inscrições em outubro, mas continuamos com elas abertas para contemplarmos todos que desejam participar em cada modalidade.
AN: O lançamento está sendo aqui na Praça da Juventude. Mas aonde acontecerão as aulas e práticas de todas essas modalidades?

VC: Aqui será um dos núcleos [para várias modalidades]. Mas nós temos aí em média oito a dez núcleos. Na Sapucaia, vai ter o futebol; na Praça do Céu, será capoeira; na Pumba, teremos o futsal e o futebol; na Embira, o futebol; o Ginásio de Esportes, praticamente todas as modalidades, no Grêmio da Toquinha, capoeira, box e futebol. Tenho certeza de que outros núcleos vão surgir, para que a gente possa ampliar esse projetos para mais pessoas possam participar.
AN: Você citou aí, Pumba, Sapucaia… sabemos que Cruz das Almas tem uma zona rural que gosta muito de esportes. Como hoje aqui está sendo apenas o lançamento. Qual é a ideia, secretário, é ampliar esse projeto para contemplar também outras localidades no futuro?
VC: Perfeito. A ideia é que a gente amplie no decorrer do tempo, porque tudo tem um custo, né? Essa é a primeira vez que a gente ver aqui [em Cruz das Almas], um prefeito com recursos próprios, fazendo um evento desse nível. No passado já existiram alguns projetos [desse] que eram financiados pelo governo federal ou estadual, mas logo que o dinheiro acabava, interrompia-se o projeto. Agora, estamos na contra mão disso. Nós estamos iniciando com os parceiros, os professores e a prefeitura entra com as estruturas e todos esses materiais que estão sendo distribuídos. Essa é a diferença do [nosso] projeto. E claro, vamos ampliar para outras comunidades no decorrer dos meses.