Estação ferroviária de Cachoeira é reinaugurada e entregue à população
Depois de passar por uma restauração completa, um dos principais símbolos do patrimônio material da cidade, o Espaço da Estação Ferroviária de Cachoeira, município do Recôncavo da Bahia, foi inaugurado pela prefeitura e entregue para a população, nesta terça-feira (8).
A revitalização foi realizada em parceria com a VLI Multimodal S.A, o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) e o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
De acordo com publicação da Assessoria de Comunicação da Prefeitura, a partir de agora, o local passa a sediar a base do Subgrupamento do Corpo de Bombeiros Militar de Cachoeira, o Memorial da Estação, uma área de exposições culturais e artísticas, além do Centro de Convenções, para a promoção de eventos com uma estrutura diferenciada, como forma de fomentar ainda mais o turismo na cidade.

“Agradeço em primeiro lugar à Deus, que nos capacita e nos permite estar aqui, neste momento, em nome do povo de Cachoeira, para receber oficialmente a chancela da concessão do uso de importante estação ferroviária, inaugurada em 1876, que inicialmente ligava Cachoeira à Feira de Santana“, disse em seu discurso, a prefeita Eliana Gonzaga.
Ainda segundo a assessoria, o ato contou com a presença de diversas autoridades. Entre elas, o deputado estadual Niltinho, o gerente geral de operações do Corredor Minas Bahia, Álvaro de Oliveira Neto, a gerente Institucional e Comunidades, Fabíola Fulgêncio e o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, Coronel Marquesini.
Em agradecimento pelas parcerias e contribuições, a prefeita homenageou, A Cidadã, a VLI e o IPHAN, respectivamente com a entrega de uma placa. O evento contou também, com as apresentações da Filarmônica Lyra Ceciliana, Orquestra do Bala e Samba de Roda Raízes do Boqueirão, feira de artesanato, além da exposição das obras da artista Luiza Ferreira (in memorian) e exposição fotográfica.