Na homilia dedicada a Maria e a todas as mães que, como ela, suportam o “escândalo da manjedoura”, realizada neste dia 1º de janeiro, o Papa Francisco pediu um basta à violência contra as mulheres. “Quanta violência existe contra as mulheres! Basta! Ferir uma mulher, é ultrajar a Deus, que tomou de uma mulher a humanidade”, enfatizou o Pontífece.
Em um novo ano que começa sob o signo da Mãe, o Papa pede para que todos se empenhem em promover as mães e proteger as mulheres. Ressaltando que, enquanto as mães dão a vida, as mulheres guardam o mundo.
“No início do Ano Novo, coloquemo-nos sob a proteção desta mulher, a Mãe de Deus, que é nossa mãe. Que Ela nos ajude a guardar e meditar tudo, sem ter medo das provações, na jubilosa certeza de que o Senhor é fiel e sabe transformar as cruzes em ressurreições”, pediu ele.
Francisco cita exemplos de mães que cuidam de um filho doente ou em dificuldade, para mostrar a força e importância dessa figura. “Quanto amor há nos seus olhos, banhados de lágrimas, que ao mesmo tempo sabem inspirar motivos de esperança!”.
