DestaqueMUNICÍPIOSPOLÍTICA

Por tratamento da anemia falciforme, vereadora indica políticas públicas em Cruz das Almas

*Exemplo de formação de glóbulos vermelhos em alguém com anemia falciforme (Imagem ilustrativa)


‘Uma doença hereditária que provoca mudanças nos glóbulos vermelhos e é mais comum entre a população afrodescendente’. Essas são algumas das características da anemia falciforme, para a qual, a vereadora de Cruz das Almas (Ba), Camila Moura (MDB), fez uma indicação ao Poder Executivo local, visando implementação de políticas públicas que atendam a população acometida por esse problema no município.

A proposição foi feita na Sessão Ordinária da Câmara, na última segunda-feira (8). De acordo com um levantamento feito pela parlamentar, a Bahia e o Rio de Janeiro são os estados brasileiros onde mais ocorrem casos da doença. Segundo os dados, a cada 650 crianças baianas que nascem, uma já vem essa morbidade.

Censo para identificar pessoas com doença falciforme em Cruz das Almas. Ofertar exames para detecção da doença em pessoas que não a identificaram no Teste do Pezinho (Eletroforese de Hemoglobina). Criação de um serviço de atendimento ambulatorial especializado. Contratação de profissionais especializados. Distribuição de medicações para tratamento. Garantir o suporte necessário na UPA para assegurar a qualidade de vida dos pacientes“, essas são as medidas que Moura sugere ao prefeito Ednaldo Ribeiro (Republicanos), para atender a demanda.

*Foto: @camilamouravereadora

Deixe seu comentário... é importante para nós!

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto: