DestaqueDicasMUNICÍPIOS

Cruz das Almas: secretaria de Políticas Especiais divulga sua programação para o ‘Novembro Negro’

Imagem Ilustrativa

Com uma pauta diversa (confira a programação no final do texto) para debater sobre a igualdade racial e combate ao racismo neste mês de novembro, a prefeitura de Cruz das Almas, através da Secretaria de Políticas Especiais vai promover várias atividades com a temática Reflexão e Luta Por Igualdade e Respeito, no chamado Novembro Negro.

De acordo com nota da Assessoria de Comunicação, a programação conta com palestras, apresentações culturais, desfile da beleza negra, manifestação artística e uma feira afro-brasileira.

Segundo as informações, as atividades começam nesta sexta-feira (12) às 9h, com um evento de abertura na Biblioteca Municipal Carmelito Barbosa Alves. Também nesse mesmo espaço, acontecerá no próximo dia 16 às 14h, a palestra Diálogos sobre Intolerância Religiosa e Racismo. Que toda crença pratique respeito, ministrada por Maíra Vida, coordenadora do Centro de Referência de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa Nelson Mandela.

Para o Dia da Consciência Negra (20), alusivo á Zumbi dos Palmares, a secretária Fernanda Fonseca diz está preparando algumas atividades afirmativas. “Nosso objetivo maior é assegurar políticas públicas afirmativas e o orgulho da identidade negra. A programação vai destacar a importância da cultura afro-brasileira e as lutas de enfrentamento ao racismo“, explica ela, assegurando que essas questões, não serão debatidas apenas em ocasiões específicas e seu projeto é “debater as questões sociais de gênero e raça o ano todo”.

Numa conversa rápida pelo whatsapp, o Acesse News pediu a avaliação da secretária Fonseca sobre: a Bahia ser o Estado de maior população negra no Brasil e Cruz das Almas fazendo pare deste cenário, não conseguirem eleger, respectivamente governador nem prefeito negros, ela respondeu: “A falta desses debates afastam as possibilidades de candidatos com esse perfil de acreditarem que é possível chegar a um cargo executivo“.

Feira, desfile e saúde

Entre os dias 17 e 20 haverá a Feira Afro-brasileira na Praça Senador Themístocles, com exposições de artigos e produtos, além de apresentações culturais afro-brasileiras. A ideia segundo os organizadores, “é desenvolver a reflexão sobre a importância do povo e da cultura africana no Brasil”.

Ainda de acordo com a nota, no dia 19 às 16h, acontecerá o Desfile da Beleza Negra, que contará com a participação de alunos do Ensino Fundamental II da rede municipal.

Além disso, no dia 23, às 10h, está programada uma palestra sobre a saúde da população negra na Comunidade Quilombola (Vila Guaxinim). E fechando as atividades, no dia 30, acontecerá uma manifestação artística de grafite.

A íntegra da programação

12/11 – 9h – Abertura do Novembro Negro

16/11 – 14h – Palestra – Tema – Diálogos sobre Intolerância Religiosa e Racismo. Que toda crença pratique respeito
Palestrante: *Maíra Vida, coordenadora do Centro de Referência de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa Nelson Mandela da Sepromi (Secretaria de Promoção da Igualdade Racial)
*Advogada, co-fundadora do AGANJU (Afro Gabinete de Articulação Institucional e Jurídica Negra por Direitos), conselheira estadual e presidente da Comissão Especial de Combate à Intolerância Religiosa da OAB-BA.
Local: Biblioteca Municipal

17 a 20/11 – a partir de 9h – Feira Afro-brasileira
16h – Apresentação Cultural
Local: Praça Senador Themístocles

19/11 – a partir de 9h – Feira Afro-brasileira
16h – Desfile da Beleza Negra
19h – Apresentação Cultural
Local: Praça Senador Themístocles

20/11 – a partir de 9h – Feira Afro-brasileira
Programação especial

23/11 – 10h – Palestra
Tema – Saúde da População Negra e seus Determinantes Sociais.
Palestrante: Luciene Fagundes, enfermeira, especialista em anemia falciforme e ex-coordenadora de Saúde da Câmara Técnica do Recôncavo.
Local: Vila Quilombola Guaxinim

30/11 – 14h – Manifestação Artística – Grafite

Deixe seu comentário... é importante para nós!

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto: