Alquimia interior

*Por: Maria José Etelvina dos Santos
Alquimia significa transformar ferro em ouro. Mas o que seria a alquimia interior? É transformar a sombra em luz.
E como podemos fazer isso? O primeiro passo é aceitar a sombra. Mas o que é a sombra? É tudo o que rejeitamos em nós, é tudo que não aceitamos em nós, é tudo que um dia nos deixou encabulado, humilhado, triste, inferior, maltratado, rejeitado, abandonado, ridicularizado, bobo, tolo, emergindo a partir dessas situações, sentimentos de menos valia, não merecimento, mágoa, raiva, ódio, solidão, tristeza, inferioridade, rejeição, abandono, e, que passamos a negar e a não querer sentir, então, nos embrutecemos e criamos um muro entre nós e as pessoas. Endurecemos o coração, passamos a ferir também o outro, a não acreditar mais em ninguém, a viver uma vida sem sentido e sem emoções, com o intuito de nos proteger para não mais sentir o que um dia sentimos e foi doloroso.
Quando aceitamos e acolhemos a nossa sombra, quando não mais a negamos, paramos de lutar contra nós mesmos e só isso gera um alivio enorme, então, a partir desse lugar de aceitação e acolhimento podemos dialogar com esses pedaços negados em nós e nos liberar através da lembrança de cada momento que gerou a sombra e ir perdoando o outro que causou o mal-estar e posteriormente se perdoando por ter permitido que o outro invadisse nosso espaço interior. O grande despertar ocorre quando nos apercebemos que não cuidamos de nós mesmos devidamente, quando confiamos mais nos outros do que em nós mesmos, quando para agradar e receber migalhas de atenção cedemos e nos amalgamamos ao outro para caber no mundo do outro.
A grande virada em nossa vida é quando despertamos para a verdade de que o meu mundo interior é meu mundo e tudo que ocorre dentro dele é minha responsabilidade e de mais ninguém. Compreender que o ódio, o ressentimento, o abandono, a rejeição, o medo, a inveja, o ciúme, a inferioridade, o não merecimento, a escassez, a mágoa está dentro de mim e só pode fazer mal a mim mesmo porque sou eu que estou sentindo, então, só pode repercutir em minha vida através de uma vida disfuncional, onde nada funciona devidamente, me liberta da tirania do poder do outro sobre mim e da ideia estabelecida de que não posso fazer nada. Você pode fazer tudo o que quiser em seu mundo interior através da consciência dos seus sentimentos e pensamentos.
Jung, grande psicólogo da psicologia analítica já nos alertava: “Até você se tornar consciente, o inconsciente irá dirigir sua vida, e, você vai chama-lo de destino”. Você vai chamar de destino a escassez financeira em sua vida, seus mal relacionamentos, seu trabalho enfadonho, suas dificuldades com seus filhos, com seus pais, com seus vizinhos, suas doenças, até você compreender que é o conteúdo que está alojado em sua sombra que está produzindo esses resultados em sua vida.
Quando você se apercebe dos conteúdos de sua sombra, você consegue sair do papel de vítima, do coitadinho de mim que tive um pai alcoolatra, um pai agressivo, um pai abusador, uma mãe que me abandonou, me rejeitou, uns irmãos desunidos, um chefe tirano, etc. Você deixa de culpar o mundo exterior e o que você percebe através dos sentidos e passa a ser responsável por sua vida, percebe que você pode fazer a alquimia interior, mudando todos esses sentimentos disfuncionais e adoecedores para sentimentos funcionais e nobres. Você passa a cuidar melhor de si mesmo e principalmente a se amar incondicionalmente, passa a ser protagonista de sua vida, mas para isso precisa realizar a alquimia interna que é um trabalho imenso e uma jornada deslumbrante. Na verdade é a única jornada que devemos fazer nesta vida.
Finalizando com Jung, ele também nos alerta: “Quem olha para fora, sonha e quem olha para dentro, desperta”. Então, vamos iniciar nossa jornada olhando para dentro, para o conteúdo de nossa sombra e despertar para nossa essência, nosso núcleo mais profundo, para quem verdadeiramente somos e nos tornarmos plenos, abundantes, realizados, iluminados e despertos.
– Estamos aqui para te ajudar!!!
*Maria José Etelvina dos Santos é Psicóloga, Biopsicossomatista, Mestre em Educação Emocional, Professora Universitária.
**Atende na CLIMFISIO- (75) 3621-3177
**Textos assinados, são de responsabilidade de seus autores!