Política

Moro 2022: Podemos aguarda resposta do ex-juiz, para disputa presidencial pelo partido

*Foto: @sf_moro

O nome do ex-juiz Sérgio Moro, ganha força como a chamada ‘terceira via’ para a disputa à presidência da República no ano que vem. A ideia é de que o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública (no início do governo Bolsonaro), saia candidato pelo Podemos, partido do senador Alvaro Dias.

Para isso, a legenda aguarda a confirmação da filiação de Moro, que prometeu uma resposta até o próximo mês de novembro.

Na avaliação do partido, o nome de Sérgio Moro é o mais forte entre os possíveis pré-candidatos especulados pela imprensa para concorrer contra a polarização, entre o atual presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (sem partido) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Em entrevista ao O Antagonista neste fim de semana, o presidente nacional do Podemos, Alvaro Dias, que foi um dos concorrentes ao Planalto nas eleições passada, admitiu abrir mão da disputa de 2022, para dar espaço à Moro. “Se ficasse no ar alguma possibilidade da minha candidatura, certamente isso seria motivo de algum constrangimento. Por isso me antecipei: para facilitar essa definição dele [Moro]”, disse.

Em outro trecho, Dias reconhece não ser um nome de expressão para angariar os votos dos antilulismo e antilolsonarismo. Ao contrário disso, ele destaca a capacidade do ex-comandante da Lava Jato, por sua popularidade adquirida na época da Operação, o que possibilita o grande potencial de voto nas urnas.

“[…A Terceira Via vai precisar ter alguém com mais potencial de voto, mais popularidade, mais apoio dos meios de comunicação. E a avaliação que faço é a de que, neste momento, eu não reúno essas condições. O que temos que definir é se somos candidatos de nós mesmos ou se estamos sendo convocados por uma parcela significativa da sociedade. Na leitura que faço, não estou sendo convocado. Então, tenho que facilitar a convergência, abrindo espaço e saindo do caminho para que alguém com mais potencial do que eu possa ter facilitada a tarefa da convergência…]”, ressaltou o senador paranaense.

*Crédito da Imagem: Reprodução TV Globo

Deixe seu comentário e compartilhe

Botão Voltar ao topo