Autoconhecimento na Tela

SEJA MUITO A SEU FAVOR!!!

*Por: Maria José Etelvina dos Santos

O que é ser muito a seu favor? É se auto observar e verificar o que você está fazendo consigo mesmo(a), com os seus quatro corpos, que sejam o corpo físico, o corpo mental, o corpo emocional e o corpo espiritual:

Corpo Físico – se está escutando as mensagens que ele te envia o dia todo, como ingestão de alimentos, líquidos e exercícios que são ou não são contribuição para o mesmo. O corpo vai se comunicar através de gordura localizada, flatulência, odores fétidos, sonolência, pele ressecada, inchaço, obesidade, acidez estomacal, falta de vitalidade, de motivação, sentimento de empachamento, de peso nas pernas, rigidez muscular, dores em geral e adoecimentos. Todos esses sintomas são alertas e sinais de que seu corpo está pedindo socorro para que você analise seus hábitos alimentares, sedentarismo e corrija-os.

Corpo Mental – observar quais pensamentos surgem e se eles geram sentimentos e emoções satisfatórios ou insatisfatórios. Um pensamento gera um sentimento, um sentimento gera uma emoção, uma emoção gera um comportamento e um comportamento gera uma ação. A ação reta gera bem estar e satisfação, mas uma ação disfuncional gera arrependimento e culpa, o que faz com que a pessoa se puna o tempo todo de forma inconsciente através de situações que a levam ao sofrimento e adoecimento.

Corpo Emocional – As emoções dão um colorido todo especial a vida, no entanto, nos tornamos escravos dela quando permitimos que a mesma invada nossa interioridade e nos identificamos com ela, como se fôssemos aquela emoção, somos sequestrados, arrebatados por ela e ocorre todo tipo de consequências e abusos emocionais consigo mesmo(a) e com os outros gerando muito sofrimento, adoecimento e desentendimento com o entorno.

Corpo Espiritual – aqui reside a conexão consigo mesmo(a), com sua alma. Escuto meu coração, meus sensos, estou alinhado com minha essência, com meu núcleo mais profundo? Satisfaço minhas necessidades ou deixo vazios em mim que se tornam auto cobranças e punições? Aqui preciso olhar para o que estou fazendo comigo, olhar para as permissões ou proibições que me dou. Olhar para minhas crenças internas e verificar se essas crenças são boas para a minha vida ou se são disfuncionais e provocam sentimentos auto destrutivos. Olhar para minha(meu) tirana(o) interna(o) e verificar minhas cobranças e como está a minha relação comigo mesmo(a) e com o mundo circundante.

Então, ser muito a seu favor, é cuidar muito bem de si mesmo(a), ser gentil, carinhoso(a), paciente, compreensivo(a) e seu melhor amigo(a), é ousar lidar consigo mesmo(a), é fazer essa viagem terrena focado(a) em você mesmo(a), aprendendo com tudo que se apresenta a sua volta e se descobrindo a cada expressão, fala, comportamento, sem culpar ninguém e nem se pondo em lugar de vítima, sendo responsável por tudo que ocorre em sua vida. Aprendendo a ser absurdamente sincero(a) consigo e ir aliviando as tensões, confiando e amando cada vez mais a si mesmo(a) e a vida.

Está com dificuldades de identificar o que te impede de ser feliz e pleno? Marque uma consulta e descubra para então enfrentar e resolver os conflitos geracionais que você herdou ou os pessoais que você criou no decurso de sua existência. Livre-se de cargas que não são seus!!!

*Maria José Etelvina dos Santos é Psicóloga, Biopsicossomatista, Mestre em Educação Emocional, Professora Universitária.

**Atende na CLIMFISIO- (75) 3621-3177

Crédito da Imagem: Okan Caliskan/Pixabay

Deixe seu comentário... é importante para nós!

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto: