
“Por quê o desmatamento em duas grandes regiões do leste da Amazônia, chegou a níveis que fizeram o volume de chuva cair brutalmente e também, a temperatura subir, nos meses de agosto e setembro?“
A indagação acima, é trecho de uma matéria feita pela repórter Sônia Bridi para o Globo Repórter e reproduzida pelo Fantástico deste domingo (5), pela Tv Globo.
Ela visitou a Floresta Nacional do Tapajós, no Pará e conversou com especialistas, como a pesquisadora e coordenadora do Laboratório de Gases / INPE, Luciana Gatti, que explicou o que está acontecendo com o maior patrimônio verde do mundo.
“A cada ano que passa, tem mais desmatamento, tem menos chuva, tem temperatura mais alta. Então, a cada ano a situação está ficando pior. Ou a gente faz algo agora ou pode ser que não tenha volta”, alerta a pesquisadora.
Bridi inicia sua reportagem, narrando assim o que os seus olhos veem ao chegar ao local. “Imensa. Exuberante. A floresta que parecia sem fim, vê sua borda avançar implacavelmente. Atacada com fogo, violada na sua terra e drenada de suas águas, a Amazônia já tem transformação também no ar“.