DestaqueNotícias

Por crise hídrica, Bolsonaro pede para as pessoas apagarem um ponto de luz em casa

Em comentário sobre a crise hidrelétrica do país, o presidente Jair Bolsonaro pediu para que as pessoas apaguem um ponto de luz em suas casas. O apelo foi feito durante a sua live desta quinta-feira (26).

Um problema sério… vou tentar fazer um apelo a você que está em casa agora. Tenho certeza que você pode apagar um ponto de luz em sua casa agora. Eu peço esse favor pra você… apague um ponto de luz agora“, disse.

Bolsonaro afirmou que na maioria das represas, o armazenamento não passa de 10% a 15% da capacidade. “Ajude-nos. Assim você tá ajudando a economizar energia e a economizar água das hidrelétricas“, continuou ele, alegando que se a situação continuar, em breve algumas delas deixarão de existir.

O apelo do presidente, está a partir do minuto 54 de sua live que durou cerca de 1h15min (clique aqui e confira).

Imagem ilustrativa

Ele até explicou o motivo do decreto que criou a chamada bandeira vermelha que incide sobre o preço da energia, gerada a partir do uso do óleo diesel. “Quando a gente decreta a bandeira vermelha, que dá em média, R$100,00 [parece ele quis dizer R$10,00] para cada 100 kilowatts, não é por maldade. É porque precisamos pagar outra fonte geradora da energia, no caso, as termelétricas, que gastam óleo diesel, que é muito mais caro“.

Em relação ao encarecimento no preço da conta do consumidor, Bolsonaro praticamente transferiu parte da culpa para os governadores, que segundo ele, cobram o ICMS sobre a bandeira da taxa.

*Crédito das Imagens: Reprodução Divulgação

Deixe seu comentário... é importante para nós!

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto: