
A Secretaria Municipal de Educação de Cruz das Almas, no Recôncavo da Bahia, promoveu na última quinta-feira (19), o 1° Encontro Intersetorial da Busca Ativa Escolar. O evento reuniu entidades como o Ministério Público, Conselho Tutelar, Centro Especializado em Reabilitação e as secretarias de Saúde e Assistência Social, para apresentar os resultados das ações realizadas pelo programa, até o momento.
O encontro aconteceu na Biblioteca Municipal Carmelito Barbosa Alves, onde a equipe do Departamento de Ensino e os demais profissionais, compartilharam suas experiências com o trabalho desenvolvido junto às escolas. A preocupação é para que nenhum aluno da rede municipal, pare de estudar.

“A Busca Ativa Escolar é uma estratégia intersetorial para combater a exclusão escolar. O trabalho acompanha crianças e adolescentes em risco de evasão ou que, por algum motivo, não estão frequentando a escola“, define a publicação oficial do programa.
De acordo com o texto, entre as ações desenvolvidas no município, estão o PSE (Programa Saúde na Escola) e o Núcleo de Inclusão.
A exemplo de outras partes do país nesse período de pandemia, as escolas do município continuam realizando suas atividades no modelo remoto. Segundo a secretária Geisa Novaes, a Secretaria de Educação dispõe de equipes com psicólogos, educadores e assistentes sociais, que regularmente visitam algumas famílias, visando conscientizar sobre a manutenção dos alunos na escola.
*Crédito das Imagens: Reprodução Divulgação