PUBLICIDADE
DestaqueNotícias
Tendência

Vereadora promove encontro com mulheres empreendedoras em Cruz das Almas

A vereadora de Cruz das Almas, no Recôncavo da Bahia, Camila Moura (MDB), pode está proporcionando uma verdadeira virada de chave na vida empreendedora de dezenas de mulheres cruzalmenses, que lotaram a galeria da Câmara Municipal na tarde desta quinta-feira (19) e de outras, que certamente serão impactadas por elas, após o aprendizado que receberam por lá.

A parlamentar promoveu na Casa Legislativa, o Move Mulher. Movimento que tem como objetivo “estimular a liderança feminina e construir políticas públicas para as mulheres nos setores econômicos”.

Numa chamada em suas redes sociais, ela convidou essas guerreiras à participarem do evento. “[…Conto com a sua presença para juntas estimular a força produtiva da mulher, movimentar a economia, gerar renda, emprego e, especialmente, liberdade financeira. Vamos juntas usar as nossas lideranças para impactar vidas…”].

E elas atenderam ao chamado e lotaram a galeria da câmara (todas usando máscaras) para receberem, gratuitamente, ensinamentos fundamentais para suas vidas profissionais, sendo donas de seus próprios negócios.

Além disso, Moura convidou para palestrar para essas pequenas empresárias, a própria coordenadora do Move Mulher, na Bahia, a também vereadora por Salvador, Roberta Caires (Patriotas), que deu um show de apresentação. Com dicas fundamentais de comportamento no mundo dos negócios em tempos de tecnologia, sugestões e principalmente, ouvindo os reclames e experiências das participantes.

O encontro foi um verdadeiro networking, capaz de conectar empreendedoras de diferentes perfis e segmentos, através da criação de uma rede solidária, humanizada e corporativa, conforme sugerida pela palestrante, para gerar negócios lucrativos.

A ideia pode até ter um viés político, mas apresentou ferramentas que orientam essas empreendedoras, a caminharem, numa conexão entre elas mesmas. Proporcionando negócios em cadeia, bastando, para isso, que estejam especialmente conectadas e engajadas com o universo globalizado da intenet.

Também participaram do evento, a secretária de Ações Especiais Fernanda Conceição da Fonseca, e a vereadora pelo Republicanos, Nádia Moura.

Que conexão maravilhosa tivemos hoje com as mulheres empreendedoras cruzalmenses! Gratidão a todas que compartilharam conosco suas experiências no Move Mulher“, agradeceu Camila Moura num post em seu Instagram. Em outro trecho, ela pontuou: “Estou realizada em saber que através da minha liderança posso abrir caminhos para muitas outras mulheres desenvolverem seus dons e habilidades“.

Para atender as pequenas empreendedoras que manifestaram suas dificuldades em lidar com as ferramentas das redes sociais, a organizadora do evento prometeu também, que em breve haverá uma oficina para ensiná-las a expor e comercializar seus produtos através desses canais.

As participantes


A reunião foi bastante interativa e quem participou recebeu certificado. Mulheres pretas, bancas, deficientes, urbanas e da zona rural, tiveram uma tarde rica de aprendizado. Algumas expressaram suas dificuldades e desafios para tocarem seus empreendimentos e outras, contaram suas experiências e sucessos, a exemplo dos relatos abaixo.

Minha maior dificuldade é a falta de valorização do nosso trabalho, por parte das próprias mulheres“, desabafou uma produtora e vendedora de bijuterias.

Ouvi muita gente falando do empreendedoras urbano, eu gostaria também de falar sobre as empreendedoras rurais. A gente produz aipim, inhame, batata… além do trabalho braçal da roça, também temos a produção industrial. Inclusive atendemos a prefeitura e logo estaremos fornecendo para esta Casa [Câmara de Vereadores], para os vereadores saborearem nosso produtos“, disse Almerinda Santana, tesoureira da AME (Associação Regional de Mulheres Empreendedoras da Agricultura Familiar).

Já o pessoal do Artesãs Conectadas, disse esperar ver os seus produtos sendo comercializados pelas principais lojas e magazines da cidade. “[…Diferentimente dos produtos industrializados que são feitos em série, nossas peças são confeccionadas, com uma dose especial de delicadas… Esperamos a visita de vocês também em nossas standes nas ruas…]”, cobrou a líder do grupo.

Por sua vez, a empresária Priscila, disse ter iniciado um negócio no período da pandemia, abrindo uma loja de produtos infantis. E em pouco tempo, já inaugurou o segundo estabelecimento, para atender o público adulto. Apesar do momento da crise para muitos, ela buscou se reinventar e trazer diferenciais para obter sucesso em seu empreendimento.

A palestrante


Roberta Caires foi escolhida por ACM Neto (Presidente Nacional do DEM), para coordenação geral do Move Mulher Empreendedora. Um fórum de desenvolvimento feminino, que tem a missão de percorrer todo o Estado Bahia.

Em Cruz das Almas, nesta quinta-feira, a coordenadora mostrou porque foi a escolhida pelo Neto do ex-líder baiano, Antônio Carlos Magalhães.

Para uma plateia lotada de mulheres ávidas por conhecimentos, Caires foi firme em suas colocações. Didática nas informações. Antenada com a necessidade da tecnologia para uso no empreendedorismo. E sensível quando necessária, para ouvir a demanda do público presente.

Apesar de viver cercada de homens em seu ambiente familiar (marido irmãos e quatro filhos), ela revelou que sempre teve a liberdade para expressar seu ponto de vista feminino e alcançar seus objetivos.

Formada em administração e direito, Caires demonstrou bastante conhecimento sobre business. Porém, assegurou que seu maior aprendizado foi adquerido na vida política, onde aprendeu a importância da prospecção do seu cliente [eleitor]. E essa tática, segundo ela, deve ser aplicada no mundo dos negócios. Onde a empreendedora, precisa aprender como encontrar o consumidor do seu produto ou serviço.

A candidatura de vereadora, a gente trabalha com uma cadernetazinha. Olha [que estou em] uma capital como Salvador, 3 milhões de habitantes, escrevendo nomes. Na rua tal, com 200 moradores, você só conhece uma pessoa, você despreza? Não. Eu falo: oh querida, tem um vizinho seu pra você chamar em sua casa para eu ir lá apresentar meu trabalho? A mesma coisa é a mulher empreendedora. Todas vocês, deveriam querer o contato de todas que estão aqui, para fazer esse trabalho de fortalecimento de rede“, exemplificou.

*Crédito das Fotos: @camilamouravereadora

Deixe seu comentário aqui

Botão Voltar ao topo