UFBA manterá atividades presenciais suspensas e alunos poderão trancar semestres
Após reuniões do Consuni (Conselho Universitário) realizadas nos dias 23 e 27 deste mês e amplo diálogo com os setores envolvidos, a UFBA (Universidade Federal da Bahia) decidiu manter suspensas suas atividades presenciais, tanto no âmbito acadêmico, quanto administrativo, além de programar o primeiro semestre letivo de 2021 totalmente online.
Em nota oficial, a Universidade justifica que a decisão foi tomada “em face à manutenção do quadro de pandemia do coronavírus e à inexistência de mecanismo seguro, eficaz e universal de imunização“. E informou também, que o Conselho deliberou “pela realização de mais um semestre letivo majoritariamente online, em formato semelhante ao do Semestre Letivo Suplementar (SLS) realizado neste ano [2020]”.
De acordo com a resolução aprovada pelo Consuni, o próximo semestre será, ao mesmo tempo, regular e especial. Entenda: – Regular porque a prerrogativa de definir a oferta de disciplinas, que no SLS esteve a encargo dos departamentos, retorna aos colegiados. Instância acadêmica responsável por aferir e procurar atender à demanda dos estudantes, em diálogo com os departamentos e, em tempos de pandemia, com o Comitê de Acompanhamento do Coronavírus. Especial na medida que a oferta de disciplinas não poderá ser normal, tendo em vista as limitações de ordem tecnológica, de condições de trabalho e de acessibilidade impostas pela pandemia ao trabalho e estudo à distância.
.
Próximo semestre: período e diretrizes
.
Segundo a instituição, o próximo semestre letivo irá de 22 de fevereiro a 12 de junho e será registrado como 2021.1, por conta dos transtornos causados pela pandemia. O mesmo motivo que impossibilitou a realização dos semestres regulares de 2020.1 e 2020.2. “Assim, o Consuni decidiu pelo trancamento especial, para todos os estudantes, dos dois semestres regulares não realizados, expediente semelhante ao já utilizado pela UFBA em 2004, devido a uma extensa greve”, diz a nota divulgada pela universidade.
O informativo também aponta que, para o semestre 2021.1, o Consuni avaliza a manutenção das mesmas diretrizes gerais adotadas no Semestre Letivo Suplementar. “Experiência desafiadora, mas que recebeu avaliação majoritariamente positiva da comunidade universitária, apesar das reconhecidas adversidades de natureza orçamentária, tecnológica e psicopedagógica“.
Com o objetivo de oferecer um bom atendimento para seus públicos, serão intensificadas ações de capacitação docente, discente e técnicos, garante a universidade. E além disso, promete adotar iniciativas de inclusão digital direcionadas aos estudantes em maior vulnerabilidade socioeconômica.
“A exemplo do SLS, o semestre 2021.1 não contará para o tempo máximo de conclusão dos cursos, e será permitido o trancamento dos cursos a qualquer tempo, tendo em vista que boa parte do corpo discente não reúne condições adequadas de estudo em casa“, finaliza a publicação.
*Crédito das Imagens: @ufbaempauta
