PUBLICIDADE
Notícias

UFRB promove fórum pró-igualdade racial e inclusão social do Recôncavo

Com o tema “Nossos passos vêm de longe… e vão além!”, a UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia) promove de 9 a 27 deste mês, o XIV Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo. O objetivo é fomentar debates entre a comunidade acadêmica e a sociedade da região, sobre ações afirmativas para a consolidação da equidade racial e social no país.

O acontecimento celebra também, a importância histórica, política e pedagógica do Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro), bem como, os 15 anos de fundação da própria universidade e da PROPAAE (Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis).

Por conta do afastamento social em virtude do novo coronavírus, este ano o evento será virtual, transmitido pelo canal da TV UFRB no YouTube. Informa o portal da instituição.

Instituído pela Portaria 181/2006, o Fórum (clique e confira a cerimônia de abertura de uma das edições) estabelece o 20 de novembro (Dia da Consciência Negra e Zumbi dos Palmares), como o dia de debates e ações sobre Inclusão Étnico-Racial e Social no âmbito da UFRB. Cinco anos depois, no dia13 de maio, por meio da Portaria 233/2011, foi criado o Fórum Permanente da UFRB – Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo.

Programação e inscrição

.

Reprodução/Divulgação

A programação contará com atividades culturais, rodas de conversa, sessões temáticas com apresentação de trabalhos voltados para as questões étnico-raciais e à política educacional.

O encontro é aberto ao público em geral. Para se inscrever e também ter acesso à programação completa, clique aqui no site.

Coordenado pela PROPAAE, em parceria com as demais pró-reitorias, centros de ensino e assessoria de comunicação, o evento tornou-se um marco político referencial da UFRB e já faz parte do seu calendário anual. O intuito é provocar a comunidade acadêmica e de todo o Recôncavo, para a implementação e fortalecimento das políticas afirmativas.

Deixe seu comentário aqui

Botão Voltar ao topo