PUBLICIDADE
Uncategorized

Dia da Mulher… afinal, você sabe como surgiu essa data?

Inspirado pelo movimento Dia da Mulher (pelo direito de igualdade), idealizado pelo Partido Socialista Americano, em Nova York, no dia 20 fevereiro de 1909, aconteceu na Dinamarca, no ano seguinte, a Conferência Internacional das Mulheres, realizado na cidade de Copenhague. Dessa vez, organizado pelo Internacional Socialista.

Foi nessa Conferência, onde contou com cerca de 100 mulheres de 17 países, que a professora e jornalista alemã, Clara Josephine Zetkin e Luise Zietz, (na foto do topo) primeira mulher a ocupar o cargo político na Alemanha, tiveram a idia de instituir o Dia Internacional da Mulher. A sugestão foi apoiada por unanimidade, porém, sem estabelecer uma data específica.

No entanto, em 19 de março de 1911, calcula-se que mais de 1 milhão de pessoas saíram às ruas reivindicando os direitos das mulheres, em países como Alemanha, Austrália, Dinamarca e Suíça.

(Poster alemão de 1914 em comemoração ao Dia Internacional da Mulher)

Segundo o site Super Interessante, “em 1913, a ocasião serviu também para protestar contra o clima de conflitos que prenunciava a 1ª Guerra Mundial. Neste ano, a Rússia instituiu o último domingo(23) de fevereiro como data oficial. À época, o calendário adotado pelos russos era o juliano. Em 1917, eles voltaram a aproveitar a data para repudiar a guerra. Um grande levante, batizado de “Pão e Paz” foi organizado na então capital Petrogrado (atual São Petersburgo). O episódio iniciou o que hoje é conhecido como a Revolução de Fevereiro. Quatro dias depois, o exército se juntou às revolucionárias e depôs o czar Nicolau II, marcando o fim da dinastia Romanov e do próprio Império Russo. Assim, após derrubar um império, a data pegou. Só que o 23 de fevereiro juliano caiu em 1917. O equivalente a 8 de março no calendário gregoriano (que a maioria dos países ocidentais usa até hoje, incluindo a Rússia, desde 1918)“.

Confira mais detalhes sobre essa data, incluindo acontecimentos aqui no Brasil, no vídeo abaixo.

Créditos das Imagens:

*Imagem do Topo: Internet/Arte Montagem Blog do JC

**Imagem 2: Wikipédia

Deixe seu comentário aqui

Botão Voltar ao topo