Facebook e Google, são grátis… ou, quanto e como a gente paga?

Você acha que o uso das redes sociais como o Facebook e dos sistemas de buscas como o Google, por exemplo, realmente é gratuito?
Pois saiba que, as ofertas dessas ferramentas têm custos. E aliás, ponha custos nisso…são bilhões de reais envolvidos. E mesmo que você não desembolse fisicamente nenhum centavo, indiretamente contribui, ao fornecer seus dados pessoais. As vezes, acaba saindo bem mais caro que o pagamento em grana.
É como diz aquela frase “não existe almoço grátis”…
Recentemente, todos nós acompanhamos a ampla divulgação na mídia mundial, sobre a polêmica acusação ao facebook, pelo uso dos dados de seus usuários, interferindo nas eleições dos Estados Unidos em 2016 e no referendo sobre a saída do Reino Unido, da União Europeia.
O fato foi reconhecido pelo próprio fundador do face, Mark Zuckerberg e teve que dar explicações ao Parlamento Americano.
De posse das informações passadas por seus usuários, essas plataformas desenvolvem mecanismos de influências valiosas e faturam ‘boladas’ no mercado publicitário.
O portal Olhar Digital, está produzindo uma série de conteúdos para mostrar como isso funciona. Ou seja, como cada um de nós contribui pelos chamados serviços ‘grátis’ da web.
Confira o vídeo na íntegra…
Arte em Destaque: Fundação Vanzolini