Cruz das Almas 124 anos: conheça um resumo da história e confira a programação
No próximo dia 29, o município de Cruz das Almas, no Recôncavo da Bahia, completará 124 anos de emancipação política. Criado através da Lei nº 119 de 29 de julho de 1897, o seu território foi um desmembramento do município de São Félix. Já o nome, consta ser uma alusão aos tropeiros que passavam pela região e costumavam fazer suas preces aos pés de uma cruz em frente a Igreja Matriz, na antiga vila de Nossa Senhora do Bonsucesso. No local, eles rezavam também, pelas almas dos seus mortos. Há uma outra versão, referente à uma cidade portuguesa homônima.
De acordo com relatos, “os primeiros povoadores do município procederam de São Félix e Cachoeira, no século XVIII, atraídos pela uberdade do solo. Sabe-se que dentre os principais pioneiros, se acham as tradicionais famílias Batista de Magalhães e Rocha Passos, brasileiros e descendentes de portugueses, ambas“.
Segundo os historiadores, os primeiros moradores, investiram na produção de cana-de-açúcar. Haviam engenhos e iniciaram a construção do arraial no grande planalto, à margem da estrada real, que, saia de São Felix, sentido Rio de Contas e seguindo para Minas Gerais e Goiás.
Em 22 de janeiro de 1815, a capela existente foi elevada à freguesia, por Alvará Régio, com o nome de Nossa Senhora do Bonsucesso da Cruz das Almas. Até o fim do Império, pertencia à freguesia de Outeiro Redondo. Nove anos depois da Proclamação da República, obteve a sua independência.
Fonte: História do Município
*Há informação de que a Secretaria de Educação está preparando um documentário para mostrar um pouco mais sobre a história do município.
.
A programação
.

Segundo a nota divulgada, a programação envolve inaugurações e reinaugurações de obras, dos primeiros sete meses da nova gestão.
A partir deste domingo (25), a prefeitura inicia oficialmente as atividades em comemoração aos 124 anos de emancipação política do município. A partir das 8h, acontecerá a entrega das novas instalações da Guarda Municipal e um pouco mais tarde, às 10h, a reinauguração do Posto Médico da comunidade da Boca da Mata.
O prefeito Ednaldo Ribeiro, o vice-prefeito André Eloy e os secretários de governo estarão presentes nos atos. “Para celebrar o aniversário de Cruz das Almas vamos entregar importantes obras que simbolizam nossos presentes para a cidade e a população cruzalmense”, afirmou o prefeito, em nota divulgada pela Assessoria de Comunicação.
Na segunda-feira (26), acontecerão as reinaugurações do Posto de Saúde da Gurunga, às 14h e da nova Base Descentralizada do SAMU, às 16h.
Já na terça-feira (27), será a vez da reinauguração do Posto de Saúde dos Poções e a pavimentação da Rua Professor Boaventura, na Fonte do Doutor, respectivamente às 15h e às 17h.
No dia 28, quarta-feira, às 8h, será inaugurada a Usina Asfáltica. Em seguida, às 10h, a obra de calçamento na Sapucaia. E às 14h, a pavimentação da Rua São Francisco. Às 19h, haverá um culto religioso no Centro Pedagógico.
O dia 29, data da emancipação, às 5h começará a alvorada de fogos e às 6h30 hasteamento das bandeiras. A tradicional Missa na Catedral Nossa Senhora do Bom Sucesso, acontecerá às 8h. Depois, às 10h, as autoridades políticas seguirão para a Câmara de Vereadores, onde acontecerá uma sessão solene. Por volta das 15h, a prefeitura realizará a entrega da reforma da Delegacia de Polícia. E finaliza com a inauguração da Unidade do Corpo de Bombeiros Militar, às 17h.
*Crédito das Imagens: Reprodução Divulgação