Especialistas indicam por quê alguém desiste de um plano, antes de colocá-lo em prática
Você é desses ou dessas que planejam colocar um plano em prática, atingir um objetivo, etc. Mas acaba desistindo no meio do caminha? Saiba que isso é quase normal e acontece com muita gente. Porém, passa a ser um problema, a partir do momento que vira rotina e passa a afetar o psicológico. Especialistas indicam os motivos e o que fazer para mudar isso.
“O que está por trás da desistência quase sempre é o medo de errar e fracassar. Para evitar que aconteça, a pessoa acaba nem tentando“, diz Franciele Maftum, psicóloga e neurocientista, com mestrado em neurociência cognitiva pela Universidade de Reading, no Reino Unido.
Já a brasileira Vanessa Tacchi, especialista em gestão do tempo e formada em gestão de processos pela UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul), revela “ligar emoções positivas à ação é chave para se envolver com ela e querer repeti-la“.
Uma matéria publicada pelo Viva Bem Uol, traz os relatos dessas especialistas, sobre as possíveis causas e orientações para uma mudança e desconstrução desse estigma.
Sobre o que fazer para mudar, o processo da desistência, a britânica recomenda: “O primeiro passo para mudar é desconstruir o estigma sobre si mesmo, ou seja, parar de repetir frases como ‘eu sempre desisto das coisas’ ou ‘não vou nem começar porque sei que vou desistir’, senão o cérebro vai continuar funcionando da mesma maneira“.
Confira a matéria completa e o que dizem as profissionais… clicando nesse link…
*Crédito da Imagem: Arek Socha/Pixabay