Municípios

Novo prefeito, vice e vereadores tomam posse em Cruz das Almas

(Fonte: Live Informe Cruz)

Após ter sido eleito em 15 de novembro com 19.042 (53,25%) dos votos válidos dos eleitores de Cruz das Almas, cidade situada no Recôncavo da Bahia, o novo prefeito Ednaldo Ribeiro (Republicanos) tomou posse ontem (1º) ), em solenidade na Câmara de Vereadores. Além dele, o vice André Eloy e os 15 vereadores também assumiram seus respectivos cargos.

Em seu discurso, o mandatário sinalizou que pretende trabalhar em parceria com o Legislativo em prol do desenvolvimento do município, “quero me colocar a disposição de todos os vereadores, independente de cor partidária ou a que bancada pertença. Quero dizer aos senhores, que diálogo não vai faltar para que possamos melhorar a nossa cidade e as condições de vida de nosso povo”.

Ribeiro já havia ocupado o cargo de prefeito do município por cerca de 15 meses (2015/16) após substituir o titular Raimundo Jean Cavalcante (renunciou por problema de saúde) de quem era vice na ocasião. Também já cumpriu mandatos como vereador por três legislaturas. Ao ressaltar sua experiência como homem público, falou dos ensinamentos de sues pais, para dizer que nunca se locupletou com dinheiro público e que pretende seguir nesse caminho para servir de orgulho para seus filhos e netos.

Num momento em que o mundo passa pelo drama do Covid-19, não é diferente em Cruz das Almas. Para intensificar a luta, o prefeito falou que desde o mês passado já designou uma equipe para buscar soluções de combate ao vírus e solicitou que a Câmara indique um representante para fazer parte do grupo.

Outro ponto bastante enfatizado pelo prefeito Ednaldo Ribeiro, foi a representatividade da mulher, dos negras e da periferia na composição de seu secretariado. Dos 15 membros que formam a equipe, 7 são mulheres, 3 negras e alguns são de regiões periféricas da cidade.

Também falou que já conta com recursos liberados pelo governo federal para, já começar entregando obras nos primeiros meses de sua gestão. Como por exemplo, um colégio na localidade de Pumba. Garantiu que não faltará esforços para trabalhar pela população. Mas ressaltou temer as dificuldades que encontrará nos cofres da prefeitura governada pelo seu antecessor, o petista Orlando Pereira Filho.

.

Presidência da Câmara

.

Indicado pela bancada de oposição que representa maioria na Casa Parlamentar (8 dos 15 eleitos), o vereador Thiago Chagas dos Santos (PSD) foi eleito Presidente da Câmara Municipal para o biênio 2021/2022.

Em seu segundo mandato, o edil de 34 anos parece já demonstrar experiência e liderança para comandar o importante papel do Poder Legislativo. Coube à ele, em seu primeiro ato, a missão de empossar o prefeito, o vice e os demais vereadores eleitos em 15 de novembro.

Numa eleição de chapa única e, após acordo entre as duas bancadas, a composição da Mesa Diretora ficou assim…

Thiago Chagas (PSD) – Presidente
Josenir de Andrade [Nego da Farmácia] (DEM) – Vice-Presidente
Nádia Moura (Republicanos) – 1ª Secretária
Ricardo Pinheiro (PP) – 2º Secretário

.

Secretários Municipais e discurso do prefeito

.

Aqui está o quadro que vai nesses próximos quatro anos, assumir juntos com Ednaldo e André, a nossa cidade. Quero parabenizar a todos e cobrar mais uma vez, que queremos que todos os senhores e senhoras, amem ao seu povo e ‘amem ao seu próximo como a si mesmo’, essa será a nossa cobrança“, apresentou Ednaldo Ribeiro.

Para demonstrar a diversidade que compõe seu governo, numa época em que se é bastante cobrado a equidade entre raças e classes sociais, o prefeito pontuou “quero dizer que trouxemos para o nosso primeiro escalão, pessoas de diversos segmentos da nossa cidade. Pessoas negras, pessoas simples e, principalmente pessoas dos bairros periféricos, para que possamos dar mais oportunidade àqueles que mais precisam…

Confira a relação dos nomes que compõem a equipe e mais abaixo, vídeo do discurso do prefeito.

Gabriela Santana de Oliveira (Administração)
Denise Silva (Chefe de Gabinete)
Mauro Teixeira Brandão (Procuradoria Geral)
Marta Simone Miranda da Silva (Controladoria Geral)
Geisa Novaes dos Santos (Educação)
Sandro Brito Borges (Saúde)
Sozemira de M. Bispo Gonçalves (Trabalho e Assistência Social)
Patrícia Karine G. de Oliveira da Silva (Fazenda)
Edson José Ribeiro (Infraestrutura)
Ronivon Lemos de Carvalho (Serviços Públicos)
Fernanda da Fonseca Silva (Políticas Especiais)
José Márcio Marques Rebouças (Relações Institucionais)
Josevaldo Caldas de Almeida (Esporte, Cultura e Lazer)
Leone Ricardo de Carvalho Santana (Agricultura e Meio Ambiente)
Gilvan Leite Costa (Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte)
Euricles Miguel dos Santos Neto (Planejamento e Desenvolvimento Econômico)

*Crédito da Foto Topo: @ednaldoribeiro

https://www.instagram.com/p/CJgyXvkHVZs/

Deixe seu comentário e compartilhe

Botão Voltar ao topo