Acreditar

Arrastão… há 50 anos, transformando vidas na Zona Sul

Arrastão. Não, não é uma acepção pejorativa da palavra. Aqui, é muito pelo contrário. Trata-se de um projeto social da comunidade Campo Limpo, zona sul da capital paulista.

O nome é uma alusão a atividade de pescaria que existia na região na década de 60 e serviu de inspiração para o programa social cinquentenário.

 

Criado em 1968, por um grupo de mulheres voluntárias, como a d Maria Rita, sua idealizadora, o projeto não tem fins lucrativos e visa ‘acolher e dar suporte à famílias pobres’ daquela região periférica da cidade. Especialmente, apeoio às crianças, ‘ensinado-as a pescar, ao invés de dar o peixe pronto’.

 

O reconhecimento à esse trabalho, é atestado através de premiações recebidas de diversas instituições. Por exemplo, em 2013, o Programa de Incentivo à Leitura, foi agraciado pela Fundação Banco do Brasil, em 2014 e 2016 foi a vez de A Descoberta da Língua Escrita, ser reconhecida respectivamente, pela Biblioteca Nacional e Fundação Abrinq.

Quem quiser colaborar para manter viva as atividades do lugar, pode fazer doações, através de um cadastros no site da entidade… http://arrastao.org.br/doar/

 

 

 

 

 

 

Os 50 anos de fundação do Projeto, estão sendo celebrados na Exposição PA50 no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, 2073, que mostra por meio de objetos e recortes, um resumo dessa história.

Confira no vídeo abaixo, um pouco da trajetória de o Arrastão…

Deixe seu comentário... é importante para nós!

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto: