Notícias

Brasil: um país de conectados… na cidade e no campo

Em época de avanços e inovações tecnológicos, globalização e acesso interativo à comunicação e informação, redes sociais, etc… uma coisa é certa: o mundo é cada vez mais, dos conectados.

Você tem ideia como a população brasileira, tanto da cidade como do campo, está equipada para conviver e participar desse turbilhão evolutivo. E, em que região estão os mais conectados. Quais suas faixas etárias. Suas classes sociais. Quais os tipos de conexões. O que mais curtem na rede… etc, etc?

Pois é. Quem tem as respostas para esses e outros indicadores, é o CGI.BR (Comitê Gestor da Internet no Brasil).

A entidade tem por atribuição, ‘estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, para a execução do registro de Nomes de Domínio, alocação de Endereço IP (Internet Protocol) e administração pertinente ao Domínio de Primeiro Nível [.br]’.

E desde 2005, esse Comitê realiza, anualmente, a chamada pesquisa TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) em domicílios, com o objetivo de mapear o uso da tecnologia pelos cidadãos, das áreas urbana e rural. São levado em consideração, pessoas a partir dos 10 anos de idade e de todas as classes sociais.

 

Os números dos Conectados

O levantamento realizado entre novembro de 2017 e maio deste ano, entrevistou 23.592 pessoas em 350 municípios, num processo ‘face a face’. O resultado foi publicado no último dia 24 de julho.

Os números apontam que, atualmente 42,1 milhões dos domicílios (61% do total) no país, têm acesso à internet. Porém, mais de 120 milhões de brasileiros, somente passaram a utilizá-la há menos de um ano (considerando o início da pesquisa).

 

O mais bacana nisso tudo é que, com as pessoas mais informadas, empresas e os órgão governamentais precisarão cada vez mais, repensarem suas políticas estruturais, visando traçarem estratégias de ações para se comunicarem melhor e atenderem os apelos desses ‘novos’ públicos.

Os gráficos com as amostras completas, estão no link clique e confira.

 

Créditos das Imagens: pixabay.com

Deixe seu comentário... é importante para nós!

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto: