PUBLICIDADE
Uncategorized

Sabesp começa projeto de hidrômetros inteligentes avaliado em R$ 3,8 bilhões

Por: *Henrique Medeiros

Sabesp e a Vivo anunciaram nesta quinta-feira, 11, o começo da implantação de hidrômetros inteligentes. Inicialmente em São Paulo e São José dos Campos, a instalação contará ao todo com 4,4 milhões de novos equipamentos que permitirão aos consumidores acompanhar seu consumo de água a cada hora e no dia anterior por meio do app da concessionária de água (AndroidiOS).

Conforme publicado por Mobile Time em agosto do ano passado, o projeto de implementação dos hidrômetros será feito de forma escalonada até 2029 e tem um valor estimado de R$ 3,8 bilhões, o que inclui também a criação de um mapa inteligente de distribuição de água por meio de áreas de macromedição que serão desenvolvidas.

Em 2026, a expectativa é que São José dos Campos seja a cidade com 100% dos imóveis com medição digital. Por sua vez, a estimativa é que a capital paulista seja a maior metrópole do mundo com sistema de telemedição de água até 2029.

A medição com o equipamento de Internet das Coisas (IoT) permitirá que os usuários recebam alertas de consumo elevado via WhatsApp, app ou e-mail, assim como poderão detectar possíveis vazamentos antes do fechamento da conta – o que evitará desperdícios e altos gastos. Com o uso do equipamento também se espera uma redução de furtos e roubos com sistema antifurto, redução de erros de leitura manual e o fim da necessidade da visita do leiturista no imóvel do cliente.

Os usuários serão avisados antes sobre a troca de medidor por meio de suas faturas. A companhia de água e esgoto também fará campanhas sobre o tema nas redes sociais e por meio de notificações no WhatsApp dos consumidores.

De acordo com a Sabesp, a troca de hidrômetros manuais por inteligentes não deve trazer aumento na conta do usuário. Mas, se isso ocorrer, a concessionária orienta os consumidores a entrarem em contato nos seus canais de atendimento.

*Henrique Medeiros é repórter do Mobile Time.

Deixe seu comentário aqui

Botão Voltar ao topo