Muritiba: 1º Festival Literário da Jaca reunirá vários nomes da literatura e promete movimentar a cidade
Conhecida carinhosamente como a “Cidade da Jaca”, Muritiba, no Recôncavo Baiano, realizará nos próximos dias 1, 2 e 3 de agosto, o seu 1º FLIJ (Festival Literário da Jaca). Com o tema “Santo de casa faz milagres: a literatura, um horizonte de possibilidades“, a ideia é promover a “imersão nas palavras, nos saberes e nas identidades” da região.
Em nota enviada ao Acesse News nesta sexta-feira (18), a assessoria de comunicação do evento, diz que a iniciativa “celebra a literatura como ferramenta de transformação, pertencimento e afirmação cultural“.
Com a perspectiva de movimentar a cidade, serão três dias de festa para o público vivenciar a cultura e a arte, com mesas temáticas, lançamentos de livros, performances, feira de arte e economia criativa, atividades infantojuvenis e apresentações culturais. De acordo com o texto, “a proposta é valorizar a produção literária local, aproximar escritores do público leitor e fortalecer o território como espaço fértil de criação e circulação de saberes“.

Gratuita: disponibilizando uma programação gratuita, a Praça da Matriz de São Pedro do Monte, na região central da cidade, será o palco das atividades. Por lá, estarão vários nomes da literatura, como Edgar Abbehusen, Aldri Anunciação, Tia Má (Maíra Azevedo), Naiara Oliveira, João Neto, Matheus Buente, Evandro Mota, Roberta Evelyn, Gleysa Teixeira, entre outros.
“Além das rodas de conversa e dos encontros literários, o FLIJ também abriga a Feira Maria Dionísia, com 30 empreendimentos de Muritiba, São Félix, Cachoeira, Santo Amaro, Cruz das Almas e Santo Antônio de Jesus, reunindo arte, artesanato, agricultura familiar, economia solidária e criativa“, destaca a nota.
Segundo as informações, o festival será realizado pela Buriti Cultura, Arte e Educação, em parceria com a Faz Aê Produções e Entretenimento, com curadorias de Janete Marques (infantojuvenil) e Daianna Quelle (juvenil-adulto), tendo a coordenação geral da produtora cultural e socióloga, Láiza Mello.
O projeto foi contemplado pelo Edital 01/2024 (de Apoio às Festas, Feiras e Festivais Literários), por meio do Programa Bahia Literária, com o apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria da Educação e da Secretaria de Cultura, via Fundação Pedro Calmon. “O edital é direcionado à modalidade de fomento à execução de ações culturais, conforme o Decreto Federal n° 11.453/2023, a Política Estadual de Cultura (Lei n.° 12.365/2011), o Plano Estadual de Cultura (Lei n.° 13.193/2014), o Plano Estadual de Educação da Bahia (Lei n.° 13.559/2016) e a Lei Federal n.º 14.133/2021“, diz o comunicado, ressaltando que “o projeto conta ainda com apoio cultural do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), vinculado à Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio da Rádio Educadora FM e da TVE Bahia“. Saiba mais no @flijoficial.
