140 anos da Ponte Dom Pedro II: uma via histórica, importante e necessitada de manutenção

Inaugurada em 7 de julho de 1885, sobre o Rio Paraguaçu, ligando as cidades de São Félix e Cachoeira, no Recôncavo Baiano, a Ponte Dom Pedro II completou nesta segunda-feira (7), 140 anos de história e servindo de caminho para o desenvolvimento e mobilidade da região.
“… Testemunha viva do nosso passado, das lutas e dos avanços que unem duas cidades irmãs por uma mesma história“, descreve um dos trechos da legenda da postagem da prefeitura cachoeirana, em homenagem ao patrimônio. E afirma ainda que “ao longo de mais de um século, a Ponte Dom Pedro II tem sido passagem, encontro, resistência e memória. Um verdadeiro patrimônio do Recôncavo, que segue firme como referência de engenharia, cultura e afeto“.
Anuncie Aqui

Atualmente, a ponte ue necessita de manutenção por parte dos órgãos responsáveis, tem dividido opiniões entre os usuários, especialmente os proprietários de veículos. Há quem defenda a construção de outro equipamento mais moderno e com mais faixas nas duas vias para atender a demanda do fluxo dos transportes que transitam pelo local. “Já teve comentário de construir uma nova ponte aqui e deixar essa só para os trens, mas a ideia não foi pra frente“, disse um usuário, dias atrás.
No dia de ontem, a prefeitura de São Félix também usou as redes sociais para felicitar a ponte centenária que, além de ser uma via de ligação entre cidades vizinhas, é um dos principais cartões portais da região. “Hoje celebramos os 140 anos da Ponte Dom Pedro II, um verdadeiro símbolo de conexão, história e resistência! Unindo Cachoeira e São Félix há mais de um século, ela é testemunha viva da cultura, do progresso e da força do Recôncavo Baiano. Viva a nossa ponte centenária“!
Restauração

Apesar do simbolismo patrimonial, cultural e da importância como a principal via de acesso, especialmente para as duas cidades, há muito tempo a Ponte Dom Pedro vem apresentando problemas em sua estrutura, causando constantes acidentes e congestionamentos. Por lá, passam diariamente milhares de carros e motos, além de pedestres e trem de cargas.
Recentemente transeuntes registraram seguidos descarrilhamentos de trens enquanto faziam a travessia sobre a referida pone. Ao longo dos 365 metros de extensão da via, são notórios os trechos que necessitam de restaurações.
Para tentar solucionar o problema, a prefeitura de Cachoeira divulgou uma reunião entre a prefeita Eliana Gonzaga, secretários municipais, empresários e representantes da sociedade organizada, onde discutiram o plano de ação. O encontro aconteceu na Estação Ferroviária local.
Segundo as informações, “a empresa VLI [Valor da Logística Integrada] formalizou a entrega de materiais destinados à requalificação da Ponte Dom Pedro II, por meio de parceria com o município, que será responsável pela mão de obra. – Os materiais doados serão utilizados para o nivelamento dos trilhos urbanos, melhorias na iluminação da ponte e implantação de nova sinalização“, diz a postagem, informando também que a ação faz parte da celebração do aniversário do euipamento histórico.