O Estado do Rio de Janeiro segue em expansão no mercado de franquias no Brasil. Os dados são da ABF (Associação Brasileira de Franchising), ao divulgar o balanço de 2024 do setor. Segundo o levantamento, o crescimento foi de 10,7% em faturamento, “na comparação com o ano anterior, movimentando R$ 26,688 bilhões” conforme nota enviada à imprensa nesta quinta-feira (27).
“O avanço reforça a relevância do Rio de Janeiro para o franchising no Brasil, que continua a atrair investimentos e gerar empregos. Atualmente, são mais de 18.400 operações de franquias e mais de 166.200 trabalhadores diretos no setor“, diz o comunicado.
De acordo com as informações, entre os segmentos que mais cresceram em faturamento em 2024 no estado, estão: Limpeza e Conservação “o crescimento acelerado desse segmento está diretamente ligado ao avanço da terceirização de serviços e ao crescimento das redes de autosserviço de lavanderias. Além disso, houve um aumento da preocupação com higienização e sanitização em residências, escritórios e espaços comerciais“. Saúde, Beleza e Bem-estar “a crescente valorização do autocuidado e da estética, aliada à expansão de redes que oferecem serviços acessíveis e convenientes, resultou em um aumento expressivo da demanda. Clínicas especializadas, salões de beleza e spas tiveram forte desempenho“. Alimentação, Comércio e Distribuição “a busca por praticidade e qualidade impulsionou o setor. A digitalização e novas estratégias de distribuição também foram fatores determinantes“.
O Rio de Janeiro como polo das franquias no Brasil
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Segundo a ABF a expansão do franchising no Rio de Janeiro, reforça o potencial do Estado como um dos principais polos do setor no país.
Para Clodoaldo Nascimento, presidente da ABF Rio, ” Rio de Janeiro tem um papel fundamental no desenvolvimento do franchising brasileiro. O crescimento de 10,7% em 2024 demonstra a resiliência e a capacidade de adaptação das redes, que continuam a inovar e oferecer serviços e produtos de alta qualidade. O setor de franquias no Estado não apenas gera empregos e movimenta a economia local, mas também serve como referência para o mercado nacional“.
Na avaliação da ABF Rio fundada em 1990, o mercado carioca é um ambiente favorável para negócios do segmento e oportunidade para novos investidores. Com diretoria própria, a entidade é filiada à ABF Nacional. “Além dos serviços prestados aos seus associados, a organização promove cursos e eventos ligados ao setor e tem a missão de representar, defender e promover o sistema de franchising no Estado do Rio de Janeiro“, afirma a nota.