De 4 a 8 de novembro, a Bahia recebe reunião do GT de Cultura do G20
Entre esta segunda-feira (4) até a próxima sexta-feira (8), líderes das principais economias mundiais estarão na Bahia, “para debater pautas relacionadas à diversidade e patrimônio cultural, inclusão social, direitos autorais, entre outros eixos temáticos na 4ª Reunião Técnica do Grupo de Trabalho (GT) de Cultura e a Reunião de Ministros de Cultura do G20“. Anunciado e apoiado pelo governo do Estado, o evento acontece no CCV (Centro de Convenções de Salvador).
Simultaneamente também ocorre o Seminário Internacional sobre Cultura e Mudança do Clima, com início previsto para às 9h, com as presenças das ministras Margareth Menezes (Cultura), Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima), Sonia Guajajara (Povos Indígenas), do governador Jerônimo Rodrigues e secretários estaduais.
A previsão é de que mais de 120 autoridades estejam credenciadas para o encontro, incluindo os ministros da Cultura da Espanha, Alemanha, Índia, Arábia Saudita, Emirados Árabes, Indonésia, Angola, África do Sul, União Africana, Vice-Ministro adjunto da Rússia, Vice-Ministro do Japão, Vice-Ministro da Coreia do Sul, Vice-Ministro da China, Vice-Ministro de Portugal, bem como, cerca de 20 organizações internacionais como UNESCO e UNCTAD.
“Estarão na Bahia as delegações e ministros de vários países, incluindo das grandes economias mundiais. Isso mostra a importância e o poder transformador da cultura na construção de sociedades mais inclusivas, na valorização da diversidade e no fortalecimento da economia global de maneira sustentável. Os temas [a serem] discutidos são fundamentais para manter vivas as identidades e heranças culturais no cenário global e especialmente em nosso estado, que é sede desse momento histórico”, destacou o governador Jerônimo Rodrigues.
Segundo o comunicado, quatro eixos serão temas do G20: Diversidade Cultural e Inclusão Social; Direitos Autorais e Ambiente Digital; Economia Criativa e Desenvolvimento Sustentável e Preservação, Salvaguarda e Promoção do Patrimônio Cultural e da Memória. A realização do Ministério da Cultura, OEI e Unesco, em parceria com a UFBA (Universidade Federal da Bahia) e a UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia).
Deste sábado (2), a Setur-Ba (Secretaria de Turismo da Bahia) está recepcionando os integrantes das delegações que desembarcam no aeroporto de Salvador, com apresentações de orquestra de berimbaus, grupo percussivo, baiana trajada e profissionais bilíngues.
Para Bruno Monteiro, secretário de Cultura do Estado, “esperamos que o Encontro sirva para projetar a cultura baiana, mas principalmente para sedimentar a Cultura como vetor fundamental do desenvolvimento sustentável e para o fortalecimento das democracias“.
De hoje até quinta-feira (4 a 7), uma baiana estará presente durante toda a programação, com distribuição de cocadas e material promocional para a divulgação dos atrativos das 13 zonas turísticas do estado. Além disso, estão programadas apresentações de capoeira na terça e na sexta-feira (5 e 7). Na quarta e na quinta-feira (6 e 7), será oferecido um receptivo especial nos hotéis ondem acontecem a programação do evento internacional, (Foto: Rafael Martinsa/GovBa) .
Casa Bahia G20: segundo as informações, no Centro de Convenções será instalada a Casa Bahia no G20 Cultura Brasil 2024, com apoio da Setre (Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado), para comercialização de produtos de 14 Cesol (Centros Públicos de Economia Solidária) e peças do Programa Artesanato da Bahia, entre elas parte da coleção de acessórios “Axé Raízes do Quilombo”, apresentada na passarela da 58ª São Paulo fashion Week, no desfile da marca baiana Meninos Rei.
“A coleção é composta de bolsas, chapéus, brincos, colares, pulseiras, mochilas e tops, confeccionados a partir da técnica de trançado com a palha de piaçava, palha da costa e montagem em miçangas. As peças foram produzidas por mulheres da Associação de Artesanato Raízes do Quilombo, do Quilombo Pitanga dos Palmares, em Simões Filho, sob a coordenação dos estilistas Ceu e Junior Rocha“, diz a nota.
Exposições: outra instalação que acontecerá no CCV, será a Exposição Frans Krajceberg, “com obras e a trajetória do artista plástico e ativista ambiental que, a partir da flora brasileira, criou uma arquitetura da natureza, trazendo a questão ambiental como questão de ordem ética dentro da arte“. Já no MAC (Museu de Arte Contemporânea da Bahia), ministras e ministros dos países do G20, visitarão a Exposição Dona Fulô e Outras Joias Negras, que conta a trajetória de riquezas produzidas no Brasil no contexto da diáspora africana.
Sinfonia Terra Brasilis: um concerto da OSBA (Orquestra Sinfônica da Bahia), com o tema Sinfonia Terra Brasilis, marcará o encerramento do G20, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves. A apresentação contará com vários artistas convidados, “mostrando a diversidade das expressões artísticas brasileiras e fazendo um passeio pela riqueza cultural do país” (Foto: Mateus Pereira /GovBa).